Sistema autoligável: uma alternativa ou uma primeira escolha?

Póster > Casos clínicos > Ortodontia

Hall dos posters – 8 novembro, 9h30-10h00 – Ordem nº

Descrição

Adulto do sexo masculino, 28 anos, saudável, apresentou-se na Consulta Assistencial de Ortodontia do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz com grande insatisfação devido ao apinhamento dentário severo, e à alteração que o mesmo inferia na sua estética.

Foram efectuados exames complementares de diagnóstico, ortopantomografia e telerradiografia de perfil, modelos de estudo com montagem em articulador para obtenção da relação cêntrica e fotografias intra e extraorais. Na análise clínica verificou-se que o doente apresentava classe II molar, ausência de classe canina bilateral, mordida cruzada ao nível do 12 e 22 e apinhamento severo na zona antero-superior.

Os caninos superiores estavam altos e bloqueados, e os incisivos laterais retroposicionados. O 45 encontrava-se incluso. O estudo cefalométrico indicou tratar-se de uma Classe II esquelética e biotipo mesofacial. A obtenção de classe I dentária, a colocação do 45 no alinhamento da arcada inferior e a estabilização das guias da oclusão, prevenindo recidivas foram os principais objectivos do tratamento a realizar.

Optou-se pela utilização do Sistema Autoligável, que é caracterizado pela baixa fricção concedida pelos brackets permitindo a aplicação de forças leves nos arcos, ideal para uma movimentação ortodôntica biocompatível.

Discussão

Conforme é referido por vários autores, foi possível confirmar que a combinação da baixa fricção e a relação estreita criada entre arco/bracket é particularmente útil no alinhamento de dentes com grandes rotações e desalinhamentos. A capacidade do arco deslizar através dos brackets facilitou o tratamento, evitando recorrer a extracções dentárias.

Conclusão

O Sistema Autoligável permitiu, num tratamento de apinhamento severo e classe II, a obtenção de classe I dentária, sem recorrer a extracções e num curto espaço de tempo. Concluí-se que uma das caracteristica de maior relevância neste sistema, o baixo atrito, tem extrema importância nos resultados obtidos assim como na rapidez de tratamento.