Síndrome de Turner – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Ortodontia

Hall dos posters – 8 novembro, 9h30-10h00 – Ordem nº

A Síndrome de Turner é uma anomalia genética que consiste na ausência de um cromossoma X, e afecta apenas o sexo feminino, sendo a sua frequência de 1/2500 nascimentos.

Esta anomalia caracteriza-se por uma dimuição do crescimento, alteração nas proporções corporais e dismorfia corporal, ausência de pico de crescimento pubertário, infantilismo sexual, baixa estatura, idade esquelética inferior à idade cronológica e alterações na morfologia craniofacial.

Em termos craniofaciais podem apresentar um crescimento maxilar reduzido associado a hipoplasia do terço médio da face, mandíbula micrognática, mordida aberta anterior, palato profundo e a arcada maxilar em forma de V. Alterações dentárias incluem erupção precoce dos dentes permanentes, microdontia, comprimento radicular diminuído e reabsorção radicular idiopática.

O objectivo deste trabalho consiste em descrever o caso clínico de uma paciente portadora de Síndrome de Turner. Pretende descrever-se as suas características craniofaciais e dentárias, bem como as implicações na planificação do tratamento ortodôntico.