Colocação de implantes imediatos na zona molar

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A colocação de implantes imediatos tem-se revelado uma opção eficaz e segura, restabelecendo assim as funções estéticas e de mastigação de forma mais rápida e com maior conforto para os nossos doentes. A maioria dos estudos, tem se debruçado nos casos de substituição de dentes monorradiculares, sendo menos abundantes as referências em relação aos dentes multirradiculares. O objectivo deste trabalho passa por demonstrar a eficácia da colocação imediata de implantes na região molar.

Descrição

Apresentam-se 5 casos clínicos de substituição imediata de molares, perdidos por fratura, lesão de cárie secundária e insucesso endodôntico.Todos os casos foram feitos sob anestesia local, em doentes saudáveis, com descolamento de retalho, exodontia com odontosecção; curetagem profunda; sutura reabsorvivel e antibioticoterapia e analgesia no pós-operatório. Aos 4 meses foi feita a exposição dos implantes para posterior reabilitação. O objectivo primordial passou sempre pela colocação do implante no septo ósseo interradicular. Não foi efetuada regeneração alveolar.

Discussão

A colocação imediata de implantes em alvéolos multirradiculares começa a ter uma razoável evidência científica, com 3 publicações com grandes séries de casos e uma revisão sistemática e meta-análise. Tecnicamente desafiante, esta opção terapêutica trás todas as vantagens já conhecidas na substituição imediata de dentes monorradiculares. Subsistem algumas dúvidas no que refere ao papel da regeneração óssea dos alvéolos, sobretudo na prevenção da inevitável reabsorção, em especial quando não se consegue encerramento primário.

Conclusão

Os casos apresentados encontram-se todos em função e sem qualquer patologia peri-implantar. A seleção correta dos casos, é a chave para uma boa predictibilidade. É necessário a realização de estudos retrospectivos e perspectivos, com grandes amostras, dado o grande número de vieses associados a esta técnica.

Implicações clínicas

Redução do tempo de tratamento; redução do número de procedimentos cirúrgicos; previsibilidade do longo prazo ainda não é totalmente conhecida; técnica cirúrgica exigente.