Elevação de soalho nasal para reabilitação de maxilar atrófico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Caso clínico

Paciente Sexo feminino de 56 anos, com apenas 3 dentes na Mandíbula e desdentada total superior, com maxila severamente atrófica, com crista ossea residual de 5mm na pré maxila com reniite alergica crónica e um polipo no seio maxilar direito, apos observação da TAC.

A paciente quer fazer uma reabilitação oral,sem enxertos ósseos extensos que possam comprometer o tempo de pós operatóreo e tempo de carga dos implantes, mas sem recorrer a implantes zigomáticos.

Discussão acientes desdentados totais com maxila severamente atrófica impõe um desafio para a reabilitação com implantes dentários. Aumento com elevação do soalho nasal é um método fiável para aumentar a altura do osso no na zona maxilar anterior até 4 a6 mm de osso.

Técnicas complexas de aumento, com blocos de osso autógeno como um material de enxerto ou técnicas de osteotomia LeFor com implantes zigomatico, tem sido comumente utilizados para reabilitação neste tipo de casos.

Devido a variações nos resultados e falta de estudos e casos, que relataram o uso de substitutos ósseos para o enxerto do assoalho nasal, este caso tem como objetivo mostrar a sobrevivência e sucesso dos implantes dentários colocados em maxilares por via nasal enxertado com uma mixtura de substitutos ósseos e osso autógeno.

Conclusão

Em pacientes com maxila severamente atrófica, em que só seria possivel reabilitar com tecnicas de enxerto em bloco, técnicas de osteotomia LeFor ou implantes zigomáticos. A a técnica de elevação/ aumento de soalho nasal, juntamente com implantes inclinados na zona posterior da maxila, mostra resultados bastante interesantes, para este tipo especifico de pacientes com maxila extremamente atróficas