Importância da TAC no planeamento da reabilitação com implantes

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

A Tomografia Axial Computorizada (TAC) é um exame avançado de imagens que pode ser utilizado em Implantologia para nos fornecer imagens mais precisas dos locais apropriados para a colocação de implantes dentários, uma vez que nos dá uma visão tridimensional dos rebordos alveolares.

Podemos assim avaliar parâmetros anatómicos, tais como osso disponível, relação entre o osso cortical e trabeculado, espessura da cortical, grau de mineralização óssea, localização de estruturas anatómicas vitais e a sua relação com o futuro leito implantar.

Este trabalho pretende efectuar uma revisão narrativa acerca da importância da realização de uma Tomografia Axial Computorizada na avaliação pré-operatória e no planeamento do tratamento reabilitador com implantes. A importancia da TAC no diagnóstico pré-implantar será ilustrada com casos clínicos relevantes.

Métodos

Foi efectuada uma pesquisa bibliográfica na Pubmed/Medline, usando como palavras chave: “Computerized tomography OR Orthopantomography AND Patient care planning AND Dental implants” e com os seguintes critérios de inclusão: artigos de revisão publicados nos último 20 anos.

Resultados

A pesquisa resultou num conjunto de 22 artigos. Destes, depois de lidos os abstract foram seleccionados 12 artigos por cumprirem os critérios de inclusão previamente estipulados.

Conclusão

Devido à sua precisão, a Tomografia Axial Computorizada é considerada um exame radiográfico de grande utilidade no planeamento cirúrgico da reabilitação com implantes. Este exame fornece imagens que podem ser combinadas bidimensionalmente ou tridimensionalmente, orientando adequadamente o planeamento cirúrgico, uma vez que oferecem imagens compatíveis com o tamanho real do objecto (proporção 1:1). Desta forma, apesar de ser considerado um exame dispendioso, devemos sempre analisar o custo-benefício, no que diz respeito às consequências que podem advir da sua não realização.

Implicações clínicas

O sucesso clínico das reabilitações com implantes parece estar relacionado com a realização da TAC na fase de planeamento cirúrgico.