Enfisema subcutâneo – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Paciente sexo feminino, 57 anos, motivo da consulta: apicetomia no 3.6. História clínica sem nada relevante. O procedimento clínico iniciou-se com administração anestésico local (articaina), técnica infiltrativa.

Após a abertura do retalho, inicou-se a remoção do ápex. Após algum tempo de cirurgia a paciente queixou-se de uma dor no lado direito da mandíbula surgindo edema na zona infra-orbitária que limitou a abertura do olho.

Rapidamente foi conduzida às urgência do Hospital S. Sebastião onde realizaram vários exames ( gaseometria, TAC, Raio-X, analises hematologicas). Foi administrada numa 1º fase nadroparina e na 2º fase amoxicilina acido clavulanico, ibuprofeno. Ficou em observação durante dois dias. O enfisema subcutaneo é um complicação rara do tratamento dentário, embora tenha aumentado com o uso de turbina de alta rotação.

Resulta da entrada do ar nos espaços entre os tecidos, durante um procedimento cirurgico, causando edema e crepitação à palpação. A severidade e a progressão é limitada pelos planos fasciais afectados e pela quantidade de ar que foi introduzida.

Outras causas conhecidas são nomeadamnete extrações, tratamentos endodônticos, periodontais e laceração dos tecidos moles intraorais.

Conclusão

A importância deste caso clínico, é de alertar os médicos dentistas de quais os procedimentos a devem ser realizados num caso de enfisema subcutâneo.