Low level laser therapy em osteonecrose mandibular provocada por bifosfonatos – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição

Indivíduo do sexo feminino, com 69 anos de idade, apresentou-se à consulta de Medicina Oral por fístula mandibular persistente. À 8 meses atrás realizou exodontia de incisivo central inferior. Não se verificou cicatrização do alvéolo apresentando episódios de drenagem espontânea recorrentes desde então. Os antecedentes pessoais incluíam osteoporose, artrose, hipertensão arterial e hipercolesterolémia.

Realizava Fosavance® (ácido alendrónico+colecalciferol) à mais de três anos, que foi interrompido após o aparecimento da lesão. Ao exame objectivo verificou-se tumefacção da região do mento, da gengiva com fístula e drenagem purulenta. O dente 3.3 apresentava mobilidade. Foi realizada ortopantomografia, tomografia computadorizada, e exame microbiológico do exsudado.

Dado o prognóstico reservado do tipo de osteonecrose foi realizada curetagem óssea cirúrgica conservadora e sequestrotomia sob terapêutica antimicrobiana. O exame anatomopatológico de sequestro ósseo mostrou osteonecrose com inflamação aguda supurada com presença de Actinomyces. Foram realizadas Low level laser therapy (LLLT) com laser diodo 808 nm durante 10 minutos/5 sessões. Um mês após tratamento a doente encontra-se assintomática, sem fístula com encerramento gengival.

Discussão

A terapêutica com bifosfonatos está claramente relacionada com a osteonecrose dos maxilares. O tratamento desta lesão inclui o uso de anti-sépticos orais, antibioticoterapia sistémica ou vários procedimentos cirúrgicos chegando a mandibulectomia.

A maioria dos tratamentos apenas tem mostrado redução temporária dos sintomas de dor relevando-se ineficazes ao longo do tempo. Cresce então a valorização do laser no tratamento da Osteonecrose. Tem sido demonstrado que o LLLT pode estimular a regeneração e angiogénese dos tecidos moles, com efeito bactericida, além de acelerar o processo de cicatrização e determinar uma melhora significativa das lesões a longo prazo.

Conclusão

O Laser nomeadamente a LLLT poderá ser um importante e útil complemento no tratamento da osteonecrose por bifosfonatos.