Agenesias dentárias múltiplas: a propósito de dois casos clínicos

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

A agenesia dentária é uma das anomalias congénitas mais frequentes nos humanos e caracteriza-se pela ausência de um ou mais dentes, comprovada radiograficamente. Na literatura há divergências quanto à frequência das agenesias dos diferentes dentes, contudo é consensual que as agenesias múltiplas são mais raras.

O objetivo deste trabalho é descrever dois casos de agenesias dentárias múltiplas, de oito e dez dentes, de ocorrência uni e bilateral, e destacar a importância do diagnóstico precoce e de um tratamento adequado para minimizar as implicações em benefício dos pacientes. O primeiro caso clínico refere-se a um paciente do sexo masculino, 18 anos, que compareceu na consulta com a queixa de diastemas na maxila e mandíbula.

Após exame clínico diagnosticou-se a presença de um incisivo lateral esquerdo conóide, ausência de vários dentes e diastemas. Radiograficamente, diagnosticaram-se agenesias múltiplas, na maxila: do incisivo lateral direito e pré-molares direitos e do 2ºpré-molar esquerdo; na mandíbula: dos 2ºpré-molares e 3ºmolares bilateralmente.

O segundo caso clínico refere-se a uma paciente do sexo feminino, 19 anos, que compareceu na consulta com tratamento ortodôntico em curso e queixa de permanência de diastemas na maxila e mandíbula. Após exame clínico diagnosticou-se a ausência de vários dentes e diastemas. Radiograficamente, diagnosticaram-se agenesias múltiplas, na maxila: dos 2ºpré-molares e 3ºmolares bilateralmente; na mandíbula: dos pré-molares e 3ºmolares, bilateralmente.

Discussão

As implicações das agenesias dentárias são muito relevantes em termos funcionais, estéticos e de auto-estima para o paciente. O diagnóstico precoce é essencial porque permite estudar e planear um tratamento multidisciplinar e alerta o Médico Dentista para a possibilidade de existirem anomalias associadas no mesmo paciente, ou em familiares.

Conclusão

O restabelecimento de um sorriso harmonioso nos casos de agenesias dentárias múltiplas constitui um desafio para a medicina dentária uma vez que os dentes têm um papel fundamental na estética dentária e facial.