Hipohiperdontia: a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

As anomalias dentárias relacionadas com o número de dentes são condições comuns na dentição permanente humana, no entanto a ocorrência concomitante de agenesia e dentes supranumerários é rara.

Esta anomalia de número é designada por hipohiperdontia e pode afetar a dentição temporária e/ou permanente em qualquer um dos maxilares. A prevalência desta condição varia entre 0,002% e 3,1%, raramente ocorre isolada e está frequentemente associada a síndromes. Na literatura encontramos um número reduzido de casos de hipohiperdontia publicados.

Neste trabalho descrevemos um caso raro desta condição num paciente do sexo feminino com 15 anos de idade, não associado a síndromes. A paciente compareceu na consulta para tratamento de cáries dentárias. Após exame clínico diagnosticou-se a presença de um paramolar por palatino dos molares superiores direitos e a ausência do 1º pré-molar inferior direito. O exame radiográfico confirmou a agenesia do referido dente.

Discussão

A etiologia da hipohiperdontia permanece desconhecida, no entanto têm sido propostas associações entre fatores genéticos e ambientais. São referidas como possíveis causas distúrbios na migração, proliferação e diferenciação de células da crista neural, assim como interação entre células epiteliais e mesenquimatosas durante a fase inicial da odontogénese. A compreensão dos mecanismos subjacentes à patogénese desta condição e de eventuais problemas a ela associados revestem-se de importância para o Médico Dentista.

Conclusão

O estudo de casos de hipohiperdontia é uma mais-valia para chamar a atenção do Médico Dentista para o diagnóstico precoce desta condição minimizando as implicações para o paciente.