Implante imediato e provisionalização em zona estética após fracasso endodontico

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Introdução

A perda de osso como resultado de infecções apicais de dentes perdidos é um desafio em implantologia uma vez que deixam sequelas no osso alveolar, sendo este de elevada importancia em implantes inmediatos. Uma abordagem em diferentes fases implica grandes inconvenientes no que diz respeito à preservação do nível ósseo residual e ao contorno gengival, o que compromete a estética a longo prazo.

Objetivo

Verificar o desempenho e resultado da colocação de implantes imediatos em alveolos com perda total da cortical vestibular.

Caso clínico

Mulher de 34 anos de idade foi referenciada ao nosso serviço de Cirurgia Oral para o tratamento de uma fistula recorrente associada ao incisivo lateral superior direito que havia sido tratado com cirurgia periapical em 1995. A lesão associada manteve-se após o retratamento endodontico. Procedeu-se à extracção do dente e à regeneração da cortical vestibular através da colocação de osso particulado e membrana reabsorvível e colocou-se um provisional.

Discussão

Há um aumento de procura de implantes imediatos no sector anterior. Embora a taxa de exito seja comparável a implantes colocados de forma diferida, há muita controvérsia se a colocação imediata e provisionalização previnem a reabsorção óssea e melhora a manutenção dos tecidos moles. A maioria da literatura refere que a recessão dos tecidos moles dificilmente pode ser evitada.

No nosso caso particular, com um planejamento e tratamento cuidadosos, pudemos não só para manter o nível ósseo residual como restaurar uma estável cortical vestibular, que deu suporte e contorno dos tecidos moles durante um periodo de controlo de 24 meses.

Conclusão

Apesar dos resultados promissores, a substituição de dentes por implantes no sector estético continua a ser uma questão crítica, especialmente quando o osso alveolar é perdido por causa da reabsorção inflamatória.