Bases definitivas para registos em prótese total – revisão narrativa

Póster > Revisão > Prótese Removível

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

Nos pacientes portadores de prótese total, uma oclusão estável é imprescindível para o conforto e preservação dos tecidos de suporte protético, Assim, todas as informações relativas ao registo da relação maxilo-mandibular do paciente devem ser devidamente transferidas para o articulador semi-ajustável.

A utilização de bases definitivas pode optimizar este registo. Este trabalho de revisão pretendeu enumerar as vantagens técnicas, passo a passo (casos clinicos), da utilização de bases protéticas definitivas no registo das relações maxilo-mandibulares, nas reabilitações com prótese total.

Métodos

Realizou-se uma revisão bibliográfica na PubMed Database, desde da data onde foi descrita a técnica pela primeira vez (Fevereiro de 1978) até Maio de 2012, de todos os artigos científicos publicados na língua inglesa, com as palavras-chave: completed denture bases, processed record bases. Foram encontrados 33 artigos dos quais, após avaliação dos resumos, foram excluídos todos aqueles que não se referiam à realização de registos maxilo-mandibulares com bases definitivas.

Resultados

Desta revisão de literatura seleccionaram-se 5 artigos. Destes, apenas um é ensaio clínico, no qual é comparada a precisão dos contactos oclusais em próteses totais cujos registos maxilo-mandibulares foram realizados pela técnica convencional versus a utilização de bases definitivas. Os resultados deste trabalho indicam que o desajuste oclusal é mais frequente (75%/10%) e maior (Δ0,1-0,7mm/Δ 0,1-0,2mm), nos casos em que foi utilizada a técnica convencional.

Conclusão

As bases definitivas para registos em prótese total têm mostrado ser uma estratégia técnica com precisão na transmissão das relações oclusais para o articulador, reduzindo a necessidade de ajustes finais nas próteses, especialmente em pacientes com extensa reabsorção dos rebordos ósseos.

Implicações clínicas

A utilização de bases definitivas para registos maxilo-mandibulares favorece a determinação do posicionamento/suporte labial e localização buco-lingual de dentes protéticos e obtenção de resultados funcionais, estéticos e biológicos na reabilitação com prótese total.