Influência do auto-conhecimento da doença periodontal na compliance do doente

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

O êxito do tratamento de doenças de etiologia multifactorial, que dependem da susceptibilidade do hospedeiro, implica uma grande colaboração do doente, sendo indispensável um conhecimento profundo das características da doença.

Objetivo

Fazer uma revisão da literatura sobre a influência do auto-conhecimento da doença periodontal na compliance do doente. Material e métodos: pesquisa na Pubmed, de estudos em que avaliem a variação do comportamento do doente consoante o nível de informação que lhe é dada sobre a doença.

Palavras-chave

“patient compliance” OU “self-knowledge” OU “disease information” OU “Diabetes Mellitus” E “periodontal disease”. Os artigos incluídos foram publicados em Inglês até maio de 2012. Não foi aplicado qualquer método de análise estatística.

Resultados

A literatura que avalia o auto-conhecimento da doença periodontal é escassa. Quanto ao auto-conhecimento de outras doenças de etiologia multifactorial, por exemplo a diabetes mellitus, a maioria dos estudos aponta para uma correlação positiva entre um doente informado e os hábitos que desenvolve para colaborar no tratamento da sua doença.

É difícil encontrar estudos com elevada evidência científica e que possam ser comparados entre si devido à dificuldade de avaliar a quantidade e qualidade de informação transmitida aos doentes e por eles retida.

Conclusão

Devido a existência limitada de estudos, é difícil conhecer a verdadeira influência do auto-conhecimento da doença como factor de prognóstico da doença periodontal.No entanto, extrapolando os resultados relatados noutras áreas para a doença periodontal, conclui-se que o auto-conhecimento da doença pode ser fulcral na colaboração do doente para o seu tratamento eficaz. São necessários estudos que avaliem o grau de retenção, pelo doente periodontal, das informações transmitidas sobre a sua doença e até que ponto pode afectar os seus comportamentos.

Implicações clínicas

Extrapolando os conhecimentos da diabettes mellitus, parece ser importante a informação do doente sobre a Doença Periodontal no êxito do tratamento