Segurança do paciente em medicina dentária: revisão narrativa do parâmetro “Satisfação”

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Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

A crescente sensibilização e reconhecimento da segurança do paciente como um fator vital da saúde impele à necessidade dos profissionais, na prática de cuidados de saúde, compreenderem a gestão de efeitos adversos, garantindo simultaneamente um elevado grau de satisfação do utente.

Esta revisão narrativa pretende enumerar os princípios essenciais da “segurança do paciente” e categorizar modelos disponíveis na literatura, de análise da satisfação do utente nos cuidados de Medicina Dentária (MD).

Material e métodos

Foi efectuada pesquisa na Pubmed/Medline, utilizando as palavras-chave: “patient safety AND dentistry OR dental care” e “patient satisfaction with dental care”. Critérios de inclusão: estudos de revisão e epidemiológicos, no período 2000-2012.

Resultados

Dos 156 artigos encontrados, 16 cumprem critérios de inclusão; Os princípios da “segurança do paciente” incluem parâmetros desde análise ambiente, liderança/envolvimento com equipas multidisciplinares, gestão de riscos e efeitos adversos, formação/pesquisa e partilha de experiências profissionais até ao desenvolvimento de ferramentas de comunicação com o paciente (OMS, 2011).

A análise de satisfação quanto a cuidados de MD, pode ser efectuada com recurso a instrumentos (inquéritos) e envolvem múltiplas dimensões técnicas relacionadas, o diagnóstico/tratamento, relacionamento interpessoal, acessibilidade/disponibilidade, capacidade financeira, eficácia/resultados, continuidade dos cuidados, instalações e atitudes gerais acerca dos cuidados prestados (Mascarenhas, 2001).

Vários modelos estão disponíveis na literatura, contudo, limitações inerentes a propriedades psicométricas impedem a sua aplicação generalizada, e em particular na MD.

Conclusões

Os questionários de satisfação de utentes são amplamente aplicados em cuidados de saúde de várias especialidades médicas. São necessários ensaios que analisem fiabilidade/aceitabilidade de aplicação destes instrumentos, com propriedades psicométricas uniformizadas e adequadas aos diversos modelos de serviços de MD.

Implicações clínicas

Os inquéritos de satisfação são instrumentos de análise dos resultados na perspectiva do paciente, podendo constituir um mecanismo de definição estratégica de melhoria da segurança do utente em MD.