Implicações da quimioterapia na consulta de medicina dentária – revisão sistemática

Póster > Revisão > Outra área científica

Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

A doença oncológica tem aumentando de prevalência e, como tal, a probabilidade do médico dentista prestar cuidados a estes doentes também aumenta. É por isso muito importante que o profissional tenha conhecimento não apenas dos efeitos da doença no paciente, mas também dos problemas específicos que podem resultar do tratamento com quimioterapia a nível sistémico e na cavidade oral. Objetivos: Apresentação dum algoritmo que oriente o plano de tratamento dos doentes submetidos a quimioterapia.

Material e métodos

Foi efectuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Dentistry&Oral Sciences Sources, limitada aos últimos 15 anos, usando associações das seguintes palavras-chave: Chemotherapy, Dental health care, Dental treatment, Cancer Patient, Oncology.

Foram selecionados os artigos cujo resumo forneceu informação que o permitiu enquadrar no âmbito do tema a tratar. Recorreu-se também à informação disponibilizada online pelo National Institute of Dental and Craniofacial Research.

Resultados

Na fase de pré-quimioterapia a principal preocupação é a aplicação de medidas profiláticas. Durante o tratamento quimioterapêutico o médico dentista deve definir se o tratamento dentário tem carácter urgente ou não. Caso não tenha, deve ser adiado para o período pós-quimioterapia.

Contudo, se não puder ser adiado, deve verificar-se a presença ou ausência de cateter venoso central e avaliar sempre o perfil hematológico e a necessidade de profilaxia antibacteriana. Na fase pós-quimioterapia a atenção deve ser dirigida para os tratamentos que foram adiados e para manutenção de uma boa higiene oral.

Conclusões

É essencial determinar em que fase da quimioterapia se encontra o paciente – antes, durante ou após – pois esta informação condiciona o plano de tratamento a elaborar.

Implicações clínicas

O estabelecimento de orientações para o tratamento destes pacientes terá como efeito um aumento na qualidade e segurança dos serviços Médico Dentários prestados.