Considerações biomecânicas do tratamento ortodôntico em pacientes periodontais – revisão da literatura

Póster > Revisão > Ortodontia

Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

A prevalência de doença periodontal é referida como variando entre 5% e 15%, contudo as formas menos severas da patologia podem atingir valores de prevalência de 30% em pacientes com mais de 35 anos. Sendo esta patologia uma condicionante no que diz respeito à duração e aos objectivos finais do tratamento ortodôntico, bem como um factor de influência no que diz respeito à mecânica e tipo de dispositivos a utilizar.

Objetivo

Avaliar o tipo de dispositivos e mecânica ortodontica apontados como mais indicados no tratamento de pacientes periodontais sujeitos a tratamento ortodôntico.

Métodos

Com recurso à Pubmed utilizamos como palavras-chaves “orthodontic mechanics AND periodontal patients” , não tendo sido aplicado qualquer limite temporal. Obtivemos um total de 15 artigos, deste seleccionamos 11 por cumprirem com os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos.

Resultados

Dos artigos seleccionados 8 referiam como factor relevante o controlo do movimento ortodôntico nos três planos do espaço. E sete faziam referencia à importância da selecção de dispositivos ortodônticos específicos, entre eles tubos colados e ligaduras metálicas.

Conclusão

Da análise dos artigos podemos concluir que uma mecânica que proporcione um maior controlo dos movimentos nos três planos do espaço se encontra mais indicada neste tipo de pacientes.

Implicações clínicas

Esclarecer sobre a importância da escolha de uma adequada mecânica e dispositivos ortodônticos e de que forma estes factores podem influenciar o sucesso dos tratamentos ortodônticos de pacientes peridontais.