Factores dietéticos e cárie precoce da infância: uma revisão

Póster > Revisão > Odontopediatria

Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

A cárie precoce da infância, na forma moderada ou severa, pode ocorrer em dentição temporária em idades ≤71 meses. Afecta inicialmente, no seu padrão típico, os incisivos e primeiros molares maxilares, sendo potencialmente extensível a outros dentes. Existem numerosos factores de risco associados, nos quais assume particular relevância o padrão dietético destas crianças.

Objetivos

Efetuar uma revisão bibliográfica visando a possível influência do tipo de dieta na cárie precoce da infância, complementada por um levantamento, em superfícies comerciais, da quantidade e tipo de açúcares presentes nos produtos base da alimentação infantil.

Materiais e métodos

Realizou-se uma pesquisa na PubMed/ Medline, limitada aos anos 2006-2012, com os MeSH terms: “dental caries AND child AND diet” e “dental cáries AND child AND diet AND review”. Adicionalmente, foi realizado um levantamento do tipo e quantidade de açúcar presente na principal alimentação infantil: leite em pó, papas e boiões de comida em quatro superfícies comerciais.

Resultados

Foram selecionados, com base nos critérios de inclusão e posterior pesquisa cruzada, 40 artigos, dos quais 5 são revisões de literatura (1 das quais revisão sistemática), 3 do tipo guidelines e os restantes estudos observacionais. Relativamente ao levantamento, a quantidade de hidratos de carbono/açúcares por 100g de produto foi, em média, respectivamente, 34.72g (±30.57)/16.76g (±13.00), destacando-se o leite em pó e as papas com a maior quantidade.

Conclusões

O conteúdo cariogénico da dieta é um factor etiológico importante na incidência e severidade da cárie precoce da infância, tendo a alimentação base infantil uma quantidade significativa de açúcar cariogénico.

Implicações clínicas

Sendo fundamental alertar e instruir os responsáveis pelas crianças relativamente a esta problemática, a dieta não constitui o único factor a considerar, devendo sublinhar-se a importância do cumprimento de outros cuidados preventivos a instituir tão precocemente quanto indicado.