Ansiedade em odontopediatria

Póster > Revisão > Odontopediatria

Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

A ansiedade odontopediátrica caracteriza-se por um estado de apreensão sobre uma situação relacionada com o tratamento dentário. Este estado não requer experiência prévia nem está associado a estímulo externo específico, sendo a sua expressão não proporcional à resposta desencadeada na criança. Assim, o paciente ansioso odontopediátrico prognostica comportamentos disruptivos e de não colaboração, o que poderá significar a protelação ou interdição dos cuidados dentários necessários.

Objetivos

Os autores pretendem apresentar uma revisão bibliográfica sobre ansiedade em Odontopediatria, com especial incidência sobre a sua prevalência, etiologia, meios de diagnóstico e mensuração e formas de modulação da mesma.

Métodos

Pesquisa bibliográfica realizada no Pubmed com palavra-chave “dental anxiety” combinada com “prevalence”, “etiology” ou “aetiology” “diagnosis” e “management”. Os limites impostos foram: língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa, idades entre 0-18 anos, 2002-2012 e resumo disponível.

Foram selecionados os artigos que mencionassem ansiedade em Odontopediatria, incidindo sobre os termos procurados. Os critérios de exclusão empregues foram inexistência do artigo para leitura integral na biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e estudos que não compreendessem as idades estipuladas.

Resultados e conclusões

Os estudos demonstram que a prevalência da ansiedade em Odontopediatria, varia entre 3 a 34,6%. A sua etiologia é multifatorial, existindo uma relação de sinergia entre os diferentes fatores que afeta a sua expressão.

Existe uma multiplicidade de métodos de natureza objetiva ou subjetiva, que permitem avaliar a ansiedade odontopediátrica, cuja triagem depende da idade e desenvolvimento intelectual da criança. O odontopediatra possui ao seu dispor um manancial de procedimentos que visam a gestão de ansiedade e condicionamento do comportamento da criança.

Implicações clínicas

A inteleção e diagnóstico atempado da ansiedade permitirão um delineamento circunstanciado da consulta odontopediátrica, possibilitando a redução ou extinção de episódios ansiosos e a instituição de práticas que visem obter uma boa saúde oral.