Sintomatologia otológica e oftálmológica das desordens do sistema estomatognático – revisão narrativa

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

Os sistemas ocular e vestibulococlear podem manifestar sinais/sintomas desencadeados pelas desordens temporomandibulares que afectam os componentes do Sistema Estomatognático e podem manifestar-se em locais que não estão directamente relacionados com o componente afectado.

Objetivos

Explicar quais os mecanismos que levam à ocorrência de sintomatologia otológica e oftalmológica decorrente das desordens do Sistema Estomatognático.

Metodologia

Foi efectuada uma pesquisa on-line através do motor de busca Pubmed usando as palavras-chave: “ear and temporomandibular disorder” surgindo 214 resultados de onde se obtiveram 9; “eye and temporomandibular disorder” surgindo 78 resultados dos quais se obtiveram 5 ; “temporomandibular disorders and otic symptoms” surgindo 6 resultados dos quais se obtiveram 4; “temporomandibular disorders and ocular symptoms” surgindo 12 resultados dos quais se obtiveram 3; “tinnitus and temporomandibular disorder” surgindo 118 resultados dos quais se obtiveram 15; “vertigo and temporomandibular disorder” surgindo 68 resultados dos quais se obtiveram 9; e “otalgia and temporomandibular disorders” surgindo 136 resultados dos quais se obtiveram 20.

Foram seleccionados artigos publicados em português, inglês, francês, espanhol e italiano, sem limites temporais definidos. Destes obtiveram-se os que estavam disponíveis nas bibliotecas da FMDUP e da FCS da UFP.

Resultados

Foram revistos cinquenta e quatro artigos, nos quais, os vários autores propuseram várias teorias para explicar a ocorrência deste tipo de sintomatologia associada a este tipo de desordens. Essas teorias têm como base as relações anatómicas, as relações funcionais, o sistema postural ou ainda a mediação pelo sistema nervoso central.

Conclusão

Nenhuma destas teorias está completamente comprovada, sendo por isso necessária uma maior investigação a fim de obter explicações mais concretas.

Implicações clínicas

Este tipo de manifestações são relativamente comuns em pacientes com desordens temporomandibulares. Assim, o conhecimento dos mecanismos envolvidos nesta sintomatologia permite aos Clínicos a adopção de um tratamento mais direccionado.