Fluorescência das restaurações em resinas composta: revisão da literatura

Póster > Revisão > Materiais Dentários

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A fluorescência dos materiais restauradores é uma propriedade importante a ter em consideração, quando se pretende realizar uma restauração estética. A fluorescência é o fenómeno que resulta da capacidade que um objecto tem de absorver a energia num determinado comprimento de onda e emiti-la num comprimento de onda diferente.

As caractrísticas fluorescentes das resinas compostas são de grande importância, dado o paciente estar submetido ao longo do dia a diferentes fontes luminosas, com diferentes comprimentos de onda.

Objetivos métodos

Compreender o fenómeno de fluorescência dentária e a sua importância para o resultado estético de uma reabilitação com resinas compostas. Utilizando a base de dados PubMed e Science direct foi efectuada uma pesquisa bibliográfica de Artigos publicados entre 1996 e 2011, tendo sido seleccionados vinte e cinco artigos. Foram usadas as seguintes palavras-chave: “Fluorescent emission”, “Optical properties”, “Resin-based Composites”.

Resultados

Existem diversas técnicas para a avaliação da fluorescência das Resinas Compostas: a espectofotometria que permite a avaliação da intensidade em nanómetros da fluorescência emitida; outro método é a utilização de luz de Wood, com o objectivo de comparar visualmente a fluorescência existente. Os estudos revelam diferenças significativas na fluorescência das Resinas Compostas analisadas entre si e destas com os tecidos dentários.

Conclusões

A fluorescência das restaurações é influenciada por diversos factores entre os quais a espessura da camada, a composição assim como, a croma das Resinas Compostas.

Implicações clínicas

É de grande importância a selecção do material restaurador com uma fluorescência semelhante aos dentes a restaurar, de modo a atingir a excelência das reabilitações realizadas.