Utilização de meios de diagnóstico clínico em implantologia – revisão narrativa

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

À semelhança de qualquer outro tipo de reabilitação a colocação de implantes deve iniciar-se pelo correcto planeamento do caso clínico. Pretende-se efectuar uma revisão narrativa acerca da importância de um correcto planeamento em implantologia, nomeadamente no aspecto da minimização do erro clínico e prevenção de eventos adversos, através da avaliação da função de cada meio de diagnóstico considerado no planeamento

Métodos

Realizou-se um pesquisa na Pubmed/Medline com as seguintes palavras-chave: “Patient Care Planning AND Dental Models OR Dental Implants OR Oral Diagnosis OR Dental Radiography”; Os critérios de inclusão foram artigos de revisão, casos clínico/controlo, de ensaios laboratoriais e clínicos, publicados nos últimos 10 anos.

Resultados

A pesquisa resultou num conjunto de 47 artigos, sendo que 5 cumprem os critérios enunciados. Consideram-se meios de diagnóstico imprescindíveis para o planeamento da reabilitação com implantes a avaliação da história clínica dirigida ao paciente bem como a avaliação das suas expectativas e preferências, o exame intra e extra oral desde a condição periodontal à restaurabilidade dos dentes remanescentes, a confecção de modelos de estudo, o registo fotográfico, análise imagiológica estando a sua escolha relacionada com a complexidade da situação clínica, tendo como base um método de previsibilidade dos resultados a obter.

Conclusões

A descrição geral da literatura aponta para a necessidade de um procedimento de recolha estruturada e meticulosa da informação sistémica e oral do paciente numa reabilitação com implantes. Erros de planeamento podem conduzir a resultados indesejados, colocar em risco a segurança do paciente e condicionar o prognóstico da condição cirúrgica implantada, a curto prazo.

Implicações clínicas

A obtenção de sucesso clínico do planeamento das reabilitações com implantes, parece estar relacionado com a realização de determinados meios de diagnóstico imprescindíveis à minimização do erro.