Profilaxia antibiótica em cirurgia de implantes: como, quando e porquê?

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A reabilitação com implantes apresenta uma grande previsibilidade no que diz respeito à osteointegração e manutenção dos resulatdos a longo prazo. Existem, no entanto, implantes que não chegam a osteointegrar: estas situações são designadas de fracassos precoces e levam à necessidade de remover o implante.

Alguns destes fracassos precoces podem estar relacionados com a contaminação no momento da inserção do implante. Na tentativa de prevenir este problema vários têm sido os autores que defendem a administração de um antibiótico no dia da cirurgia a fim de evitar a contaminação bacteriana, facto que se tem revelado controverso.

Objetivos

Avaliar detalhadamente a literatura disponível, no sentido de clarificar se há vantagem ou não na administração de antibióticos sistémicos na cirurgia de colocação de implantes, em que situações clínicas se adequa usar e qual o melhor antibiotico.

Métodos

Foi usada a base de dados “ Pubmed”- medline e procuradas publicações até Dezembro de 2011 com as seguintes palavras chave: “ Antibiotics in implant surgery”, “Systemic antibiotics and dental implants surgery”;, “infection in implant surgery”. Foram apenas selecionados artigos referentes a: revisões sistemáticas, estudos randomizados controlados, estudos clínicos prospectivos e estudos clínicos retrospectivos, publicados em inglês.

Resultados

Existe alguma evidência científica que sugere que há vantagem na administração de 2g de amoxicilina no dia de colocação do implante. Na maioria dos estudos ocorrem fracassos em ambos os grupos antibiotico e placebo no entanto esta é mais evidente no grupo placebo.

Conclusões

Existe alguma evidência que sugere que amoxicilina administrada no dia da cirurgia previne falhas precoces em implantologia, no entanto, esta evidência não é sólida sendo necessária investigação adicional.

Implicações clínicas

Cada paciente deve ser avaliado particularmente.