Cor em dentistaria operatória: escolha ou compromisso estético? – revisão narrativa

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 8 novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução

Na reprodução da estética dentária é fundamental conhecer a estrutura dos dentes naturais, as caraterísticas dos tecidos mineralizados e a influência destes na cor. Estes aspetos devem ser meticulosamente estudados e associados a métodos auxiliares como o mapa cromático. A escolha da cor ideal depende da habilidade profissional, das condições ambientais e dos materiais restauradores.

Objetivos

Esclarecer conceitos e técnicas relacionados com o sistema fotorreceptor e os fundamentos óticos da cor, abordando a sua seleção em resina composta.

Métodos

Realizada pesquisa bibliográfica através da base de dados electrónica MEDLINE e Google.

Palavras-chave

cor, estética, shade selection e tooth color. Selecionados 26 artigos entre 2001 a 2011 de acordo com o conteúdo científico disponível no resumo e tipo de publicação.

Resultados

A complexidade do sistema fotorreceptor possibilita uma análise minuciosa quanto à forma, cor e intensidade de luz refletida da estrutura dentária. Fundamentos óticos como matiz, croma e valor envolvem um reconhecimento mundial desde a sua criação por Munsell em 1915 mas, com a valorização da exigência estética torna-se necessário compreender propriedades como o metamerismo, reflexão, refração, translucidez, fluorescência e opalescência não esquecendo a influência do ambiente na escolha da cor.

Para uma correta seleção e consequente construção de um mapa cromático o médico dentista tem à sua disposição escalas de cor que devem ser complementadas com manipulação de fotografias e espectofotometria digital.

Conclusões

O conhecimento da interação da luz com os tecidos dentários, do funcionamento do sistema fotorreceptor e dos fundamentos da ótica da cor é fundamental. As escalas de cores devem ser complementadas com fotografias, espectrofotómetros digitais e mapas cromáticos. Implicações clínicas: É indispensável a implementação de critérios bem definidos que conduzam a uma correta escolha da cor das restaurações com resultados satisfatórios e previsíveis.