Prevalência e gravidade de cárie dentária medidas pelo ICDAS: revisão sistemática

Póster > Revisão > Cariologia

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

O Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cáries (ICDAS) é um método de avaliação clínica da cárie dentária, que possibilita o registo de perda de tecidos dentários duros afectados com diferentes níveis de extensão, com vista a orientar intervenções minimamente invasivas e prevenir a progressão da patologia.

Este trabalho pretende efectuar uma revisão bibliográfica dos dados de prevalência e gravidade da cárie dentária avaliados segundo o ICDAS, em estudos epidemiológicos.

Métodos

Foi efectuada uma pesquisa bibliográfica na Pubmed/Medline, utilizando as palavras-chave: “caries epidemiology AND ICDAS” e “dental caries AND ICDAS”. Definiu-se como critérios de inclusão: estudos epidemiológicos (entre os anos 2004-2012) sobre avaliação de prevalência e gravidade de cárie dentária segundo o ICDAS.

Resultados

Dos 76 artigos seleccionados, apenas 9 cumprem os critérios de inclusão; a prevalência de cárie dentária varia entre 31-100%. Sete estudos diferenciam a prevalência de cárie conforme a gravidade da patologia, segundo: lesões “não cavitadas” (26,4-99,2%) e “cavitadas” (7,2-82,2%).

Oito estudos referem-se a populações de baixo nível sócio-económico e apenas um constitui um ensaio nacional, que registou o valor mais baixo de prevalência de cárie dentária (26,4%-84,2%). Estes estudos mostram ampla heterogeneidade do desenho de investigação relativamente à amostra/inclusão de participantes, número/calibragem dos examinadores, fórmulas de cálculo dos dados do ICDAS e análise estatística.

Conclusões

A prevalência da cárie dentária avaliada pelo ICDAS, em ensaios epidemiológicos, regista valores elevados; Considerando a gravidade de cárie, as lesões “não cavitadas” são mais prevalentes que as “cavitadas”. O ICDAS regista mais frequentemente lesões cariosas do que o CPOS, por contemplar as lesões incipientes. São necessários mais estudos epidemiológicos com uniformidade metodológica de investigação.

Implicações clínicas

O ICDAS ao incluir a detecção de lesões incipientes, permite obter com maior exactidão os valores de doença e determinar o diagnóstico precoce da cárie dentária.