Saliva: um novo substracto para o diagnóstico – uma revisão narrativa

Póster > Revisão > Biologia Oral

Hall dos posters – 8 novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução

A saliva total, uma vez que possui componentes do soro que atingem a cavidade oral, pode ser utilizada como meio de diagnóstico de patologias sistémicas/locais, monitorização de níveis terapêuticos de fármacos e despiste do consumo de drogas. Assim, o fluido salivar enquanto amostra biológica, tal como a utilização de sangue periférico, apresenta duas grandes finalidades: identificação de indivíduos portadores de determinada patologia e seu seguimento, ao longo do tempo, permitindo avaliar a eficácia do tratamento efectuado.

Objetivos

Este trabalho tem como objectivo efectuar uma revisão bibliográfica relativa à utilização da saliva como meio de diagnóstico e da viabilidade actual e futura dos testes de diagnóstico salivares comercializados. Pretende-se abordar aspectos relacionados com os processos de transferência de constituintes intra e extra-celulares do soro para a saliva, testes de diagnóstico salivares e sua caracterização relativamente a mecanismo subjacente.

Métodos

Foi efectuada pesquisa bibliográfica na MEDLINE/PubMed com as palavras-chave: “saliva diagnostic test” e “saliva systemic disease “. A pesquisa foi limitada aos anos de 2002-2012 e aos idiomas inglês, português e espanhol.

Resultados

A saliva constitui uma alternativa válida como fluido de diagnóstico, apresentando vantagens evidentes, nomeadamente no que concerne à técnica de colheita. Trata-se de um método com excelente aceitação por parte do paciente, não invasivo e sem necessidade de aprendizagem/equipamentos especializados.

Conclusões

Como consequência dos avanços tecnológicos e laboratoriais, a saliva deixou de ter uma aplicação meramente restrita à detecção das características relacionadas com a saúde oral, passando a poder ser usada como marcador do estado de saúde geral do indivíduo. Não obstante a evolução dos testes de diagnóstico salivares, algumas limitações técnicas persistem.

Implicações clínicas

Enquanto amostra biológica para fins de diagnóstico, a saliva demonstra grande potencial, permitindo os testes de diagnóstico salivares uma abordagem económica tanto para o rastreio individual como para o rastreio de populações.