Relevância da periodontologia na ortodontia

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

Nos últimos tempos, o número de pacientes adultos que pretende realizar tratamento ortodôntico tem vindo a aumentar substancialmente. Muitos desses adultos, porém, sofrem de doença periodontal, o que irá condicionar o tratamento ortodôntico. O presente estudo pretendeu avaliar se existem, ou não, diferenças na abordagem terapêutica de pacientes adultos que necessitam de tratamento ortodôntico, entre Médicos Dentistas (MD) que exercem Ortodontia em exclusividade, MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem ortodontia.

Material e métodos

Médicos dentistas que exercem Ortodontia em exclusividade e médicos dentistas que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem Ortodontia, foram inquiridos. Os inquéritos, constituídos por 13 perguntas, tiveram como principal objectivo avaliar a abordagem dos MD perante as situações enunciadas. Foram enviados por via electrónica em Abril de 2011, tendo sido dadas seis semanas para resposta.

Resultados

Dos 500 MD abordados apenas 86 reponderam ao inquérito. Destes, apenas 11 referiram exercer Ortodontia em exclusividade, tendo todos frequentado pós-graduação na área especificada. No que concerne à avaliação periodontal relativamente ao exercício ou não de ortodontia em regime de exclusividade, verificou-se que todos os MD consideram que o tratamento periodontal prévio ao tratamento ortodôntico tem relevância no resultado final; dos MD com prática exclusiva em Ortodontia, 82% encaminham os seus pacientes adultos ao periodontologista, em oposição aos 52% dos MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem Ortodontia; a maioria dos MD considera que em pacientes periodontais que estão a realizar tratamento ortodôntico, a frequência das consultas de tratamento de suporte periodontal deve ser de 3 em 3 meses.

Conclusões

Apesar das diferenças não serem estatisticamente significativas,a abordagem terapêutica de MD que exercem Ortodontia em exclusividade,MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem ortodontia é distinta.

Implicações clinicas

Alertar MD para importância do tratamento periodontal prévio ao ortodôntico