Reproductibilidade e fiabilidade de diferentes instrumentos de medição na análise de Bolton

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A análise de Bolton é frequentemente utilizada na determinação do comprimento mésio-distal dentário, sendo uma ferramenta fundamental no diagnóstico e planeamento ortodônticos.

Objetivo

Neste estudo pretendeu analisar-se comparativamente diferentes processos de execução da análise de Bolton, confrontando o método convencional manual com os informáticos, de forma a avaliar a fiabilidade dos mesmos no diagnóstico ortodôntico.

Materiais e métodos

Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica na base de dados “Pubmed” e “B-on”, utilizando as palavras-chave “Bolton tooth size analyses”, “Computerized tooth-width analysis” e “Comparison between digital models and conventional plaster models”. Selecionaram-se 51 artigos escritos em inglês e português, publicados a partir de 1944.

Para o estudo de investigação selecionaram-se 50 pares de modelos de estudo de dentição definitiva e procedeu-se à comparação do método de medição manual com diferentes métodos informáticos, um de medição tridimensional, Cecile3 – Bibliocast® e dois bidimensionais, NemoCeph® e Quick Ceph®.

O estudo comparativo das variáveis envolvidas foi realizado segundo uma análise de variâncias aplicando o teste One-Way ANOVA. Identificou-se as diferenças entre as categorias de cada método através do teste de Tukey. Para avaliar a fiabilidade dos métodos informáticos bidimensionais relacionada com a profundidade de curva procedeu-se à respetiva medição e avaliou-se o erro associado. Para determinar a consistência das medições avaliou-se o coeficiente de correlação interclasse.

Resultados

Na comparação dos métodos informáticos com o convencional manual, o Cecile3 – Bibliocast® apresentou diferenças com menor significado estatístico.

Conclusões

Assumindo a medição manual como gold standart, concluiu-se que o método que utiliza imagens tridimensionais dos modelos é aquele que revela maior proximidade com o manual.

Implicações clínicas

A elevada prevalência de desarmonias dento-dentárias nos pacientes que procuram tratamento ortodôntico e as suas implicações clínicas na qualidade dos resultados finais obtidos implica a utilização de métodos de elevada precisão.