Frequência e magnitude das infraoclusões em molares temporários

Póster > Investigação > Odontopediatria

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A infraoclusão é uma alteração facilmente detectável clinicamente e indica uma modificação do processo eruptivo e da substituição dentária, assim como uma disrupção do crescimento alveolar. Clinicamente pode induzir uma grande variedade de consequências desde a ausência de relevância clínica até uma alteração significativa da substituição dentária, atrasando a rizólise por tempo indeterminado. Além disso, em situações específicas, pode modificar a interacção e distribuição de forças oclusais, conduzindo a maloclusão, representando uma indicação para o tratamento precoce.

Objetivos

Determinar a frequência, distribuição e magnitude das infraoclusões em molares temporários mandibulares.

Materiais e métodos

Foram examinadas ortopantomografias, para quantificar o número de infraoclusões, numa coorte de 472 crianças. A magnitude de cada infraoclusão foi determinada utilizando um calibre e uma régua milimétrica. Infraoclusões de menos de 1mm foram descartadas e estabeleceram-se 3 graus de infraoclusão: Grau 1, entre 1 e 1,9mm; Grau 2, entre 2 e 2,9mm; e Grau 3, mais de 3mm.

Resultados

103 (21,8%) de 472 crianças avaliadas apresentaram um ou mais molares temporários mandibulares infraocluídos. A frequência de infraoclusão por localização foi: primeiro molar temporário esquerdo (36,1%), segundo molar temporário esquerdo (13,4%), primeiro molar temporário direito (37,5%) e segundo molar temporário direito (13,0%). Não foram encontradas diferenças significativas na distribuição em função da hemiarcada nem em nenhum grupo de idade, nem entre géneros. 73% das infraoclusões afectavam primeiros molares, enquanto 26,4% afectavam segundos molares. A magnitude das infraoclusões aumentava com a idade das crianças.

Conclusões

Os primeiros molares temporários são mais frequentemente afectados por infraoclusões do que os segundos molares temporários, e não foram encontradas diferenças significativas entre o lado esquerdo e direito.

Implicações clínicas

Podem ser observáveis clinicamente alterações a nível da substituição dentária, da rizólise de dentes temporários, modificação da interacção e distribuição de forças oclusais, conduzindo mesmo a maloclusão.