Análise de diferentes métodos de determinação da oclusão em relação cêntrica

Póster > Investigação > Oclusão

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A oclusão em relação cêntrica (ORC) é considerada uma posição de referência nas reabilitações oclusais. Embora considerada como uma posição reprodutível, existe uma grande controvérsia sobre qual o melhor método para a sua determinação.

Objetivos

Avaliar a posição espacial dos côndilos mandibulares com os vários métodos utilizados na determinação da ORC. Materiais/ Métodos Foram estudados 8 participantes assintomáticos, de acordo com o questionário RDC/TMD, com dentição integra e completa e sem história de tratamento ortodôntico.

O posicionamento tridimensional dos côndilos mandibulares após determinação da ORC por diferentes métodos (manipulação uni-manual de Arnold e de “três dedos”, arco gótico, “Leaf Gauge”, “O.S.U. Woelfel gauge, jig de Lucia, plano anterior, dispositivo anterior funcional e deglutição), relativamente à técnica bimanual de Dawson (posição de referência), foi registado por um axiógrafo computorizado por ultrassons ARCUSDigma® e analisado informaticamente. Para comparar a possível discrepância posicional entre as médias obtidas para cada técnica, realizou-se o teste t-Student, com intervalo de confiança de 95%.

Resultados

A aplicação do teste t-Student permitiu verificar a presença de diferenças estatisticamente significativas (p<0.05), para o deslocamento linear espacial dos côndilos mandibulares, entre a posição de referência de ORC e cada uma das outras técnicas utilizadas, sendo os métodos do jig de Lucia e da manipulação uni-manual de “três dedos” os que mais se aproximaram.

Conclusões

Concluiu-se que todas as técnicas de determinação da ORC estudadas apresentavam discrepâncias posicionais significativas comparativamente à posição de referência. Contudo, mais estudos são necessários nesta área, bem como a associação a outros elementos de estudo.

Implicações clínicas

Este estudo piloto permitiu verificar que a posição assumida pelos côndilos mandibulares em ORC é diferente, comparando os métodos estudados, pelo que a técnica escolhida na obtenção da ORC dependerá do conhecimento e habilidade do médico-dentista, não existindo um método mais preciso e aplicável a todos os casos.