Caracterização do estado de saúde oral numa população clínica diabética

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

A diabetes mellitus é uma doença crónica que afecta um crescente número de indivíduos no mundo, segundo a OMS é a 3ª causa de morte representando cerca de 12% da população.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 700000 diabéticos. O objectivo deste estudo foi de avaliar os impactos na saúde oral num conjunto de diabéticos assistentes à consulta de medicina dentária no Centro de Saúde de Castelo de Paiva no ano de 2011.

Foram observados 314 indivíduos com idades compreendidas entre os 7 e os 86 anos, em que 47,1% eram do sexo masculino, foram determinados os índices CPOd, CPI, OHI-S, foi ainda registado a percepção individual de impactos nas diferentes dimensões de saúde oral de Locker, bem como, foram avaliadas outras variáveis relativas a atitudes e comportamentos relacionados com a saúde oral. Foram aplicados os critérios de diagnóstico indicados pela O.M.S. para este tipo de estudo epidemiológico. Todos os dados foram analisados através do SPSS 19.0.

A prevalência de algum tipo de patologia oral envolve 100% da amostra, o valor médio de CPOd foi de 18,7±5,4; relativamente às condições periodontais apenas 5,9% dos sextantes foram classificados sãos, 13,5% dos indivíduos reportaram que não realizavam a higiene oral diariamente; relativamente aos impactos na qualidade de vida relacionada com a saúde destes diabéticos segundo as dimensões do modelo de Locker foram determinados impactos negativos superiores a 50% na maioria das dimensões.

Estes resultados, segundo os autores, sustentam a necessidade de acções de educação, encaminhamento e acompanhamento dos pacientes diabéticos por profissionais de saúde oral, não só para controle das manifestações orais derivadas da condição sistémica, mas também da patologia oral que pode comprometer alguns factores do quadro clínico típico da diabetes mellitus.