Traumatismos orais em atletas: prevenção e conhecimentos

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

A atividade desportiva está enraizada na nossa sociedade. Os benefícios são múltiplos mas os perigos são inerentes nesta atividade. As lesões orofaciais em jovens, durante a prática desportiva são altamente prevalentes e podem ser facilmente prevenidas com a utilização de protetores bucais adequados.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o número de atletas que sofreram qualquer tipo de lesão dentária, bem como o modo de atuação perante a mesma no decorrer da sua prática desportiva. Adicionalmente, pretendeu-se avaliar o número de atletas que se encontravam familiarizados com o uso de protetores bucais na prática desportiva e se entendiam os benefícios que estes acarretavam.

Materiais e métodos

Este estudo envolveu 459 jovens atletas do sexo masculino, de 12 Associações Desportivas que praticavam diferentes modalidades. A todos os participantes foi distribuído um questionário, que avaliou a prevalência das lesões orais e dentárias ocorridas, os conhecimentos sobre protetores bucais bem como o conhecimento sobre o modo de atuar em caso de traumatismo dentário.

Resultados

Os participantes tinham idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e a média de idades foi de 15,13± 1,61. A maioria dos atletas (95,4%) referiu nunca ter sofrido qualquer tipo de lesão dentária durante a sua prática desportiva. Apenas 3,4 % dos atletas usavam goteiras de proteção oral e mais de metade (58,2%) desconhecia a sua existência. 46 % dos participantes referiu não ser possível recuperar uma peça dentária após a sua avulsão.

Conclusão

O nosso estudo mostra uma baixa utilização de protetores bucais nesta população de atletas e um elevado desconhecimento relativamente à utilidade destes dispositivos protetores.

Implicações clínicas

O Médico Dentista pode ter um papel importante na prevenção das lesões orais motivando atletas, educadores e responsáveis desportivos para a utilização dos protetores bucais durante a pratica desportiva.