Avaliação de conhecimentos de saúde oral materno-infantis

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução

A cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes na infância e adolescência. Ao longo dos anos esta patologia foi-se tornando um problema de saúde pública. A gravidez é um período propício à transmissão de políticas de prevenção de saúde oral, pois surgem na mulher modificações fisiológicas e emocionais que a tornam mais recetiva à aquisição de novos conhecimentos.

Objetivo

Avaliação dos conhecimentos de saúde oral materno-infantis e dos cuidados dentários das grávidas de termo.

Métodos

Estudo transversal com recurso à aplicação de um questionário a grávidas de termo acompanhadas no Hospital de S. João. Foram recolhidos dados relativos a características sociodemográficas, conhecimentos de saúde oral aplicados à mãe e conhecimentos/promoção de saúde oral aplicados ao bebé.

Resultados

A amostra foi constituída por 150 grávidas entre os 16 e os 42 anos, com uma média de idades de 29,3 ± 5,6 (média±desvio padrão). A maioria das participantes, 94%, era portuguesa. Relativamente à escolaridade 58% das gestantes frequentaram pelo menos o ensino secundário. 82,7% das grávidas escova os dentes 2 ou mais vezes/dia e 61,4% usa um meio adicional de higiene oral.

Das inquiridas cuja gravidez foi planeada, apenas 31,3% é que foram aconselhadas a visitar o médico dentista antes de engravidar. 65,3% reconheceram a transmissibilidade de bactérias cariogénicas, entre mãe e filho, e 89,3% a influência da alimentação no aparecimento de cáries. A maioria (76,7%) afirmou que a escovagem deve iniciar-se aquando da erupção dos dentes decíduos.

Conclusão

Verificou-se um insuficiente aconselhamento pré-natal pelos profissionais de saúde para os cuidados de saúde oral durante a gravidez, no entanto, o número de grávidas que procura o médico dentista durante a gestação é significativo. A maioria das gestantes revela um grau de conhecimento de cuidados de saúde oral materno-infantis elevado.

Implicações clínicas

Importância do desenvolvimento de programas de saúde oral pré-natal.