Redução bacteriana em canais radiculares infectados: que medicação intracanalar?

Póster > Investigação > Endodontia

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução e objetivos

Pretendeu-se avaliar a redução bacteriana após a preparação químico-mecânica com hipoclorito de sódio 3% (NaOCl) como irrigante, seguida de medicação intracanalar (MIC): pasta de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) ou gel de digluconato de clorhexidina 2% ( CHX).

Materiais e métodos

Ensaio clínico prospectivo, aprovado pela Comissão de Ética da FCS-UFP, em 56 dentes com diagnóstico de necrose pulpar associada ou não a periodontite apical crónica de pacientes adultos (rigorosos critérios de inclusão); Grupo CHX: 24 dentes; Grupo Ca(OH)2: 32 dentes. As colheitas das amostras bacterianas ocorreram antes do tratamento (S1), após a preparação químico-mecânica (S2) e após 14 dias de aplicação (S3). O número de unidades formadoras de colónias (UFC’s) foi contabilizado em três atmosferas distintas (aeróbia, anaeróbia, microaerofílica) em meios de cultura apropriados. Análise descritiva/inferencial com SPSS vs20.0 (=0,05).

Resultados

Durante o tratamento, nos dois grupos foram detectadas diferenças significativas entre os 3 momentos de recolha de amostra/tratamento (T.Friedman;p<0,001 nas 3 atmosferas), correspondendo a um padrão de diminuição significativa entre S1 e S2 (T.Wilcoxon;p<0,004), seguido de um aumento significativo entre S2-S3 (p<0,001) para o grupo CHX e manutenção para o grupo Ca(OH) 2 em aerobiose/anaerobiose (T.Wilcoxon;p=0,777/0,227), e aumento sob atmosfera microaerofílica (T.Wilcoxon;p=0,047). Os dois grupos apenas diferem significativamente no momento S3 (T.Mann-Whitney;p≤0,001 nas 3 atmosferas), sendo que grupo CHX apresenta um pior desempenho.

Conclusões

O protocolo testado reduziu significativamente o número de bactérias intracanalares mas, em cerca de 25%-33,9% casos (conforme atmosfera), falhou em deixar os canais estéreis. A aplicação de 14-dias de MIC com Ca(OH)2 aumentou significativamente o número de casos de culturas negativas comparativamente à CHX.

Implicações clínicas

Nos casos de necrose pulpar associada ou não a periodontite apical, a sessão única deve ser, se possível, o objetivo. No presente estudo, a pasta de Ca(OH)2 revelou melhores resultados do que o gel de CHX.