Influência de adesivos etch-and-rinse com diferentes solventes na morfologia dos prolongamentos resinosos

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução

Segundo a literatura científica os prolongamentos de resina (tags) resultam da penetração de resina dentro dos túbulos dentinários. Para se obter uma adesão dentinária optimizada, o adesivo deve penetrar nos túbulos dentinários desmineralizados e seus ramos antes da polimerização. Nesse aspecto, os solventes (presentes na composição dos adesivos) podem ter um papel fundamental na penetração da resina ao longo da dentina, pois são os “transportadores” dos monómeros, ajudando na formação dos prolongamentos que podem representar cerca de 30% da força total de adesão à dentina.

Objetivo

Avaliar a influência do solvente de adesivos etch-and-rinse sobre a morfologia dos prolongamentos de resina. Materiais e Métodos: Quatro sistemas adesivos etch-and-rinse contendo diferentes solventes – Grupo A: Scotchbond-1XT™ – 3M ESPE (etanol e água), Grupo B: XP-Bond™ – Dentsply (ter-butanol), Grupo C: Prime&Bond NT® – Dentsply (acetona) e Grupo D: One Coat Bond® – Coltène Whaledent (água) e um compósito nanohíbrido, Synergy® D6 – Coltène Whaledent foram aplicados em 32 discos de dentina.

De seguida foram termociclados, fixos, polidos, desmineralizados, desidratados, e por fim, secos com hexametildisilazano e examinadas com recurso ao Microscópio Electrónico de Varrimento de Alta Resolução (FESEM). A média e o desvio padrão foram calculados e foi ainda aplicado o Teste Anova Multivariante.

Resultados

O comprimento médio dos prolongamentos de resina foi de 61,5 µm (Grupo A), 111,0 µm (Grupo B), 68,6 µm (Grupo C), e 128,9 µm (Grupo D). Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o par de adesivos XP-Bond™ e One Coat Bond® comparativamente ao par Scotchbond-1XT™ e Prime&Bond NT® (p <0,008).

Conclusões

O solvente parece desempenhar um papel importante na morfologia dos prolongamentos de resina. Implicações Clínicas: Adesivos contendo água e contendo ter-butanol na sua composição parecem originar tags mais longos. Pode ser preferível utilizar este tipo de adesivos em dentes sujeitos a maiores requisitos oclusais.