Relação entre cárie em distal de segundo molar e presença terceiro molar

Póster > Investigação > Cariologia

Hall dos posters – 8 novembro, 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução o objetivos

O aparecimento de cáries na superfície distal de segundo molar (SM) é um processo que se desenvolve durante o tempo, e que aumenta com a exposição continuada na cavidade oral. A sua relação com a presença de terceiro molar (TM) adjacente é uma das razões apontadas para a remoção cirúrgica.

Esta extracção profiláctica é realizada quando os pacientes não têm nem nunca tiveram quaisquer sintomas e/ou patologias associadas a estes dentes. O objectivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de correlação entre prevalência de cárie dentária na superfície distal do SM e o estado de erupção do TM.

Materiais e métodos

Estudo retrospectivo da avaliação das ortopantomografias de 854 pacientes, realizadas em consultas de triagem nas Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, durante o ano de 2011. A avaliação da condição do SM e do TM foi relacionada com outros determinantes. Apenas 386 pacientes cumpriam os critérios de inclusão definidos.

Resultados

A média de idade dos pacientes do estudo foi de 38 anos sendo que 42,0% eram do género masculino. 86, 3% foi a prevalência de cárie na superfície distal do SM, sendo que os SM pertencentes aos 3ºs e 4ºs quadrantes apresentavam a prevalência mais elevada. Angulações entre SM e TM, nos 4ºs quadrantes, estavam contidas no intervalo 21º-40º. A frequência média de escovagem dos avaliados foi de 2 vezes por dia e o índice de cárie (CPO) foi 13,95 por indivíduo.

Conclusões

Os resultados sugerem que TM parcialmente erupcionados com uma angulação de 30º-90º e um ponto de contacto mediano devem ser removidos de forma a prevenir cárie em distal do SM.

Implicações clínicas

A detecção precoce e a avaliação do risco de cárie nos SM mandibulares associados a TM poderá ser útil na prevenção de cáries na superfície distal de SM mandibulares.