Desgaste dentário severo – reabilitação oral conservadora interdisciplinar

Comunicação oral > Casos clínicos > Prótese Fixa

Sala 1 – 8 novembro, 17h50 – Ordem nº

Paciente do sexo masculino, com 52 anos de idade. Motivo da consulta por acentuada perda da estrutura dentária, evidenciando perda de capacidade funcional e estética. Paciente sem antecedentes médicos gerais a destacar, mas em termos médico-dentários apresenta ausência de dentes posteriores no maxilar superior, perda da dimensão vertical de oclusão, atricção e abrasão dentária.

Realizou-se um plano de tratamento para uma reabilitação oral completa, recorrendo a tratamento periodontal de suporte, colocação de implantes dentários no maxilar superior e aumento da dimensão vertical recorrendo a técnicas adesivas combinadas, em resinas de compósito e reconstruções indirectas em cerâmica.

O prognóstico de tratamento é favorável atendendo à preservação da vitalidade e reconstituição e conservação da integridade da dentária.

Discussão

A reabilitação oral adesiva traz múltiplas vantagens em termos estéticos e biomiméticos, todavia é fundamental dominar os materiais, técnicas e conceitos científicos, utilizando-se guidelines e protocolos rigorosos para a obtenção de um resultado de êxito. ((Vailati F, Belser U. Eur. J. Esth Dent 2008; Magne P, Eur. J.. Estheti. Dent. 2006; Fradeani M, Barducci G. Quintessence 2009)

Conclusão

As técnicas adesivas permitem solucionar e aumentar os resultados estéticos e funcionais nas reabilitações orais, que estão relacionadas com o desgaste e a perda da integridade da estrutura dentária. O conhecimento das técnicas e guidelines das técnicas adesivas é imperioso para a obtenção de um resultado final de êxito.