Complicações e riscos associados a técnicas de elevação do seio maxilar

Comunicação oral > Casos clínicos > Implantologia

Sala 1 – 8 novembro, 15h50 – Ordem nº

Introdução

O sector posterior do maxilar superior edêntulo apresenta, por norma, uma quantidade limitada de osso remanescente devido a uma reabsorção do osso alveolar e à pneumatização do seio maxilar. Por esta razão, pode ser necessário técnicas de regeneração óssea para permitir a colocação de implantes dentários, nomeadamente, procedimentos de elevação sinusal. Como qualquer intervenção cirúrgica, esta técnica apresenta riscos e complicações que devem ser conhecidos.

Objectivo

Descrever as complicações e riscos associados à elevação do seio maxilar através da apresentação de 6 casos clínicos.

Casos clínicos

Descrever-se-ão 6 pacientes que foram atendidos no Serviço de Implantología Bucofacial do Hospital Odontológico da Universidade de Barcelona e que apresentaram as seguintes complicações associadas à elevação do seio maxilar: infecção do seio maxilar, perfuração da membrana de Schneider, migração do implante dentário ao antro sinusal, elevação fracassada devido à largura vestíbulo-palatina do seio maxilar, aumento significativo do tamanho de um quisto de retenção após cirurgia e elevação das fossas nasais por iatrogenia.

Discussão

A elevação do seio maxilar para posterior colocação de implantes dentários, é uma técnica bastante utilizada e com resultados excelentes. Ainda assim, não está isenta de riscos e complicações, sendo a mais frequente a perfuração da membrana de Schneider com uma prevalência a rondar os 25%. Os factores de risco incluem pacientes fumadores para as infecções sinusais assim como a presença de septos para as perfurações de membrana. Por esta razão, este tipo de técnica deve ser executada por um profissional de saúde devidamente qualificado e ciente de tais possíveis complicações.

Conclusão

A elevação do seio maxilar é uma técnica previsível e com resultados excelentes que não está isenta de riscos e complicações que profissional de saúde deve saber diagnosticá-los assim como resolvê-los.