Histologia e perfilometria da superfície radicular após instrumentação (VarioSurg®) – estudo ex-vivo

Comunicação oral > Investigação > Periodontologia

Sala 1 – 8 novembro, 12h30 – Ordem nº

Introdução

A Raspagem e Alisamento Radicular pode ser realizada com uma grande variedade de instrumentos, manuais e ultrassónicos, utilizados isoladamente ou em combinação, com resultados positivos em estudos clínicos a longo-prazo. Recentemente surgiu um aparelho ultrassónico concebido para a cirurgia piezoeléctrica (VarioSurg®,NSK,Japão), apresentando potencial aplicação na terapia periodontal.

Objetivos

Avaliar histológica e perfilometricamente as alterações radiculares resultantes da utilização deste dispositivo.

Material e Métodos

Três grupos de 10 dentes periodontalmente perdidos, foram sujeitos a diferentes técnicas de instrumentação: CUR – Curetas Gracey®; S50 – Surg50%; P100 – Perio100%. Após extracção, todos os dentes foram fotografados de forma a avaliar visualmente a presença de cálculos.

As superfícies radiculares tratadas foram avaliadas perfilometricamente (Ra,Rz,Rmax) (Perthometer®, Alemanha). Foram preparados cortes histológicos não-descalcificados de forma a avaliar as alterações no cemento. Na análise estatística foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov e uma ANOVA-one way, com um nível de significância de 95%.

Resultados

Ambos os instrumentos testados demonstraram ser eficazes numa completa remoção de cálculos. O grupo CUR apresentou o valor de Ra mais baixo (2.28 µm(±0.578)) e o grupo S50 apresentou o mais elevado (3.01 µm(±0.614)). Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas entre os três grupos, para os valores de Ra.

Os outros parâmetros (Rz e Rmax) apresentaram uma distribuição semelhante. Histologicamente, comparando a superfície controlo e de teste, verificou-se uma redução na espessura do cemento em todos os grupos, sendo esta superior e mais irregular no grupo S50.

Conclusão

Dentro dos limites deste estudo, não existem diferenças estatisticamente significativas nos parâmetros de rugosidade analisados, entre curetas e o VarioSurg®. Este instrumento remove uma pequena quantidade de cemento, sendo menos lesivo principalmente no programa Perio a 100%. Este aparelho demonstrou ser tão eficaz como as curetas na remoção de cálculos.

Implicações clínicas

Este aparelho pode ser usado nas terapias periodontais inicial e de suporte.