Prevalência da necessidade de tratamento ortodôntico segundo o Índice Estético Dentário (IED)

Comunicação oral > Investigação > Ortodontia

Sala 1 – 8 novembro, 12h10 – Ordem nº

Introdução

A maloclusão é definida como uma alteração do crescimento e desenvolvimento das arcadas durante a infância e adolescência, que quando não solucionada atempadamente, pode acarretar alterações acentuadas na oclusão dentária. Esta disfunção tem como origem factores genéticos, ambientais, ou combinação de ambos.

Objetivo

O objectivo deste estudo transversal foi avaliar a prevalência de maloclusões e necessidade de tratamento ortodôntico em crianças de 12 anos, na população escolar do concelho de Valongo, através do Índice Estético Dentário (IED).

Materiais e métodos

A amostra final (n=377) dividiu-se em 178 do sexo masculino e 199 do sexo feminino. O índice aplicado neste estudo foi o IED adoptado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A análise estatística foi efectuada em SPSS (Statistical Package for Social Sciences) Statistics 19.0®.

Resultados

Os resultados demonstraram uma prevalência de maloclusão leve (47.2%), definida (27.3%), severa (13.3%) e muito severa (12.2%). Segundo o IED, 47.2% das crianças apresentaram nenhuma ou pouca necessidade de tratamento ortodôntico, 27.3% necessidade de tratamento aconselhável, 13.3% necessidade de tratamento altamente desejável e 12.2% necessidade de tratamento imprescindível. O valor médio do IED foi 26.5.

Discussão

Os critérios do IED com maior prevalência foram, apinhamento no segmento incisivo (48.0%); desalinhamento mandibular anterior (45.9%); overjet maxilar anterior (43.5%), sendo a maioria dos critérios mais prevalente no sexo feminino do que no sexo masculino.

Conclusão

A maloclusão/necessidade de tratamento ortodôntico com maior prevalência foi a maloclusão leve/nenhuma ou pouca necessidade de tratamento ortodôntico, com 47.2%. O critério do IED com maior prevalência, foi o apinhamento no sector incisivo com 48.0%. A percentagem da amostra que apresenta indicação de tratamento ortodôntico é de 52.8%.

Implicações clínicas

Diagnosticar doentes quanto à sua necessidade de tratamento ortodôntico no consultório e auxiliar possíveis programas de tratamento ortodôntico público seleccionando os doentes que realmente necessitam.

Palavras chave

IED;Maloclusão;Necessidade de tratamento ortodôntico;Ortodontia