Apresentação

Regresso memorável à capital

O regresso do congresso da OMD a Lisboa foi memorável. Após dois anos afastado da capital, o evento anual da medicina dentária apresentou-se com uma nova roupagem que acompanhava o momento criativo que se vivia a nível internacional.

Nuno Montezuma de Carvalho liderou a comissão organizadora da XIV edição, cujo trabalho foi “sempre pautado por um grande objetivo comum de proporcionar aos profissionais de saúde oral uma mais-valia na sua formação pós-graduada”. Para alcançar essa meta, o programa científico foi ainda mais multidisciplinar que o habitual, ao incluir pela primeira vez o curso para técnicos de prótese. O conceituado técnico de prótese espanhol, Javier Perez Lopez, conduziu esta sessão, juntando-se assim ao leque de nomes de referência da medicina dentária nacional e internacional que integraram o painel de conferencistas que passaram pelo Centro de Congressos de Lisboa. E ainda se recorda do fórum de Periodontologia, em que os congressistas podiam interagir com os oradores através do televoto?

Jornal diário do Congresso

Em 2005, o mundo noticiava o aparecimento de um canal digital de carregamento e partilha de vídeos, o Youtube. Inspirados nas inovações tecnológicas e nas novas tendências das feiras internacionais, a organização do XIV Congresso introduziu uma série de novidades que ainda hoje fazem sucesso. Assim, nasceu o “Jornal do Congresso”, uma publicação que foi editada, publicada e distribuída gratuitamente de 17 a 19 de novembro.

Pela primeira vez, elaborou-se o Manual do Expositor, uma brochura destinada a todas as empresas participantes na Expo-Dentária com informações relevantes sobre a maior feira de materiais para medicina dentária. Neste espaço foram implementadas três ciber praças, com acesso gratuito à Internet e dois bares. Por coincidência, na abertura da feira era Dia de São Martinho e, por isso, foi preparado um magusto de boas-vindas.

Por outro lado, a comissão organizadora fez questão de manter a Sala Filantrópica, símbolo da abertura do congresso à sociedade civil. O Centro de Congressos de Lisboa recebeu crianças de várias escolas e idosos de diferentes instituições em ações de promoção e prevenção dos cuidados de saúde oral.

Os congressistas tiveram ainda uma surpresa guardada nas suas pastas: dois cartões descartáveis de livre acesso ao programa social.

Sessão Solene histórica

De regresso a Lisboa, a abertura oficial do XIV Congresso da OMD contou com a presença de diversas individualidades nacionais e internacionais, entre as quais o ministro da Saúde, António Correia de Campos, em representação do Primeiro-Ministro José Sócrates. Foi no decorrer da Sessão Solene que o responsável anunciou a intenção de constituir uma comissão destinada a estudar a realidade da saúde oral em Portugal e a propor medidas concretas para responder às necessidades da população. Recorde-se que nessa cerimónia foram apresentadas as principais conclusões de um Levantamento Informativo levado a cabo pela OMD sobre um tema que, onze anos depois, está mais do que nunca na ordem do dia: a disponibilização da medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A comissão organizadora incluiu algumas surpresas nesta cerimónia, ao realizar o sorteio de uma inscrição (e respetiva viagem e alojamento) para duas pessoas, para as II Jornadas Atlânticas de Saúde, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. A primeira edição decorreu no Funchal, em julho de 2005, e contou com cerca de uma centena de participantes. E, para terminar em beleza, foi organizado o concerto de canto, piano e harpa, pelo trio Teresa Cardoso de Meneses, Francisco Sasseti e Andreia Marques, respetivamente, intitulado “Da ópera ao musical num mundo de sonoridades únicas”.

Perante tantas novidades, qual o balanço final? Um sucesso! A participação da classe foi excecional, com mais de 2000 congressistas, 28 conferencistas nacionais e 19 estrangeiros, e 123 expositores na Expo-Dentária, repartidos por 306 stands.

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XIV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.