Trabalhos de investigação pré-clínica

Considerações prévias
Incluem-se nesta categoria estudos in vitro, estudos ex vivo, estudos in vivo em modelo animal e trabalhos de simulação/modelação computacional.

Os trabalhos de investigação pré-clínica submetidos deverão apresentar obrigatoriamente os itens abaixo especificados, de acordo com as recomendações associadas. Recomenda-se a consulta das CRIS guidelines (http://www.thecris.org/item-reduction-developing-the-checklist) para estudos in vitro, e das normas ARRIVE (https://arriveguidelines.org) para estudos envolvendo modelos animais, que serviram de base às presentes recomendações.

Normas para a elaboração do resumo e trabalho

  • Título: deverá descrever de forma rigorosa a natureza do trabalho, devendo mencionar explicitamente, caso aplicável, se se trata de um estudo in vitro, ex vivo, ou estudo in vivo em modelo animal.
  • Introdução: nesta secção deverá ser enquadrado um resumo geral do tema no qual deve constar o enquadramento específico do conhecimento que levou ao racional do estudo.
  • Objetivo(s): deverão ser indicados os objetivos e/ou hipóteses de estudo em concordância com o título do trabalho.
  • Materiais e métodos: deverá ser providenciada uma descrição completa dos materiais (devem ser usados nomes genéricos de fármacos e equipamentos, salvo se a identificação da marca for crucial para o estudo) e dos métodos utilizados (incluindo o tipo de estudo, desenho do estudo, grupos de estudo e critérios de alocação, dimensão da amostra utilizada, intervenções realizadas, desfechos primários e secundários considerados e como foi executada a sua medição).

1. No caso de utilização de células humanas deverá estar assegurada a anonimização irreversível do dador.

2. Para estudos em animais (in vivo) deve constar a descrição do tipo de estudo, incluindo os grupos de estudo e modelo animal, bem como a justificação da utilização do mesmo. Deverá ser feita menção à forma como os animais foram alojados e o cuidado prestado aos mesmos, salvaguardando o seu bem-estar. Os métodos de análise estatística para comparação dos desfechos primários e secundários entre grupos deverão estar claramente indicados.

  • Resultados: apresentação dos desfechos primários e secundários do estudo. Deverá ser indicada a significância estatística dos resultados e a sua precisão.
  • Discussão: interpretação dos resultados consistente com os mesmos, ponderando pontos fortes e fracos e integrando-os com a evidência relevante existente. Deverão ser indicadas as limitações do estudo.
  • Conclusões: exposição sucinta das conclusões com as respostas às questões colocadas inicialmente. Apenas devem ser incluídas as conclusões que sejam diretamente fundamentadas pela evidência gerada pelo estudo.
  • Indicação final das fontes de financiamento (caso existam)
  • Indicação da existência de conflitos de interesse (caso existam).
  • Os trabalhos de investigação em modelos animais devem ter autorização da autoridade competente, que deverá ser anexada no formulário de submissão no espaço definido para o efeito. No caso de estudos ex vivo e/ou com utilização de células ou tecidos humanos in vitro, quando aplicável estes deverão ter a aprovação da comissão de ética correspondente, a anexar no formulário de submissão em espaço dedicado.