Informações gerais do regulamento das apresentações científicas

As presentes recomendações que constam neste Regulamento objetivam clarificar a estrutura e submissão dos trabalhos científicos nas diversas categorias. Visam também auxiliar os autores a desenvolverem um resumo e uma apresentação científica de elevada qualidade, de acordo com os requisitos estabelecidos pela Comissão Científica da OMD com base em critérios adotados internacionalmente.

1. Considerações gerais

  • A apresentação prévia dos trabalhos noutros eventos nacionais constitui critério de exclusão.
  • Cada autor só poderá ser primeiro autor/apresentador de uma Comunicação Oral e de um Póster, podendo, no entanto, ser coautor de mais trabalhos.
  • Os trabalhos podem ter seis autores no máximo.
  • O primeiro autor ou o autor apresentador é o responsável pelo conteúdo e é a pessoa com quem se estabelece o contato para comunicação e divulgação de informações aos coautores.
  • O autor apresentador:
    • Não precisa ser o primeiro autor.
    • Tem de estar identificado com um asterisco no trabalho (póster). Não coloque asterisco no formulário de submissão.
    • Deverá estar inscrito no congresso, com inscrição paga, até 31 de julho de 2023 (23h59 GMT+1).
    • Deve ter a situação de quotas regularizada até 30 de junho de 2023 (23h59 GMT+1), se aplicável.
  • As Apresentações Científicas deverão enquadrar-se numa das seguintes categorias: investigação pré-clínica; investigação clínica; revisão sistemática; relato de caso(s) clínico(s).
  • A submissão do resumo deve ser efetuada online em https://www.omd.pt/congresso/2023.
  • Só serão aceites resumos submetidos online em https://www.omd.pt/congresso/2023.
  • As Apresentações Científicas que sejam aprovadas pela Comissão Científica da OMD poderão ser publicadas num suplemento de revista internacional após a apresentação no congresso.
  • As referências bibliográficas citadas nos trabalhos deverão ser formatadas de acordo com a norma de Vancouver / International Comittee of Medical Journal Editors (ICMJE), consultáveis em https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.
  • As Apresentações Científicas serão apresentadas no congresso e avaliadas pela Comissão Científica para atribuição dos prémios OMD em cada categoria:
    1. Comunicação Oral de Investigação pré-clínica
    2. Comunicação Oral de Investigação clínica
    3. Comunicação Oral de revisão sistemática
    4. Comunicação Oral de relato de caso(s) clínico(s)
    5. Póster de Investigação pré-clínica
    6. Póster de Investigação clínica
    7. Póster de revisão sistemática
    8. Póster de relato de caso(s) clínico(s)
  • Os prémios têm um valor monetário que será oferecido contra a emissão de recibo nos termos da legislação tributária aplicável.
  • A Comissão Científica reserva-se o direito de não atribuir prémio em determinada categoria caso considere não existirem trabalhos elegíveis para tal.
  • As apresentações científicas deverão respeitar o Código Deontológico da OMD.
  • Os conteúdos constantes das apresentações científicas são da inteira responsabilidade dos respetivos autores.
  • As apresentações científicas devem apresentar conteúdo original e tomar em consideração, nomeadamente, o disposto no artigo 61º, nº1, alínea e) do Código Deontológico da OMD, não sendo permitido o recurso por parte dos autores a qualquer conteúdo suscetível de desrespeitar o regime legal destinado à proteção da propriedade intelectual, designadamente, direitos de autor e direitos conexos, e de propriedade industrial.
  • Os autores são responsáveis por todas as reclamações de terceiros no âmbito do regime legal destinado à proteção da propriedade intelectual, designadamente, direitos de autor e direitos conexos, e de propriedade industrial.
  • Os problemas relacionados com o acesso à internet não poderão ser utilizados como justificação para o incumprimento de prazos.

2. Normas gerais de submissão dos trabalhos

  • Os trabalhos deverão ser submetidos online (https://www.omd.pt/congresso/2023) até dia 31 de julho de 2023.
  • Todos os trabalhos deverão conter o resumo em português e inglês. Nas categorias de casos clínicos (pósteres e comunicações orais) adicionalmente terá que ser anexado o póster representativo do trabalho final, em formato PDF, em português ou inglês.
  • É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário.
  • O título deverá ter no máximo 15 palavras e não deve conter abreviaturas.
  • As palavras-chave, de 4 a 6, em português e inglês, devem ser submetidas numa secção própria para o efeito e não no resumo.
  • O resumo, em português e inglês, deverá conter um máximo de 500 palavras.
  • O resumo deverá ser introduzido em campo específico para o efeito. Não é necessário repetir os subtítulos das secções (Introdução, Objetivos, etc.).
  • As conclusões deverão ser objetivas e pragmáticas.
  • Na submissão dos trabalhos deverão ser indicados, no respetivo campo do formulário indicado para o efeito, o(s) objetivos(s) de desenvolvimento sustentável integrados na Agenda 2030 das Nações Unidas, nos quais o trabalho se enquadra. Toda a informação acerca dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas pode ser consultada no seguinte endereço: https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E.
  • No resumo não devem aparecer referências que possam identificar os autores do trabalho ou as instituições envolvidas.
  • Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do congresso com base em critérios de mérito estabelecidos para cada categoria.

Os resumos dos trabalhos de investigação (clínica e pré-clínica) e de revisão sistemática deverão conter obrigatoriamente informação relativa às secções: (consultar normas específicas para estas categorias mais adiante).

  • Título
  • Introdução
  • Objetivos
  • Materiais e métodos
  • Resultados
  • Conclusões
  • Fontes de financiamento (caso existam)
  • Referência a conflitos de interesse (se aplicável)

Os resumos de trabalhos referentes a relatos de casos clínicos ou séries de casos clínicos deverão conter obrigatoriamente informação relativa às secções: (consultar normas especificas para esta categoria mais adiante).

  • Título
  • Introdução
  • Descrição do(s) caso(s) clínico(s)
  • Conclusões
  • Financiamento e outros apoios (caso existam)
  • Referência a conflitos de interesse (se aplicável)

3. Datas importantes

  • Desde dia 17 de março de 2023 até dia 31 de julho de 2023 (às 23h e 59 min – GMT+1) – submissão dos trabalhos.
  • Até dia 31 de julho de 2023 (às 23h e 59 min – GMT+1) – inscrição paga do autor/apresentador no Congresso;
  • Até dia 29 de setembro de 2023 (às 23h e 59 min – GMT+1) – notificação da aceitação/rejeição do trabalho por parte da comissão científica e indicação do dia, hora e sala onde terá lugar a apresentação.
  • O autor apresentador deve ter a situação de quotas regularizada até dia 30 de junho de 2023 (às 23h e 59 min – GMT+1).
  • Até dia 15 de outubro, os autores dos trabalhos (pósteres e comunicações orais) de investigação clínica, investigação pré-clínica e revisão sistemática) terão de submeter o póster representativo do trabalho final, em formato PDF, em português ou inglês.

4. Comunicações orais

  • Todas as comunicações orais serão apresentadas perante um júri nomeado pela comissão científica.
  • A apresentação não deverá exceder o máximo de 15 minutos, sendo seguida de 5 minutos de discussão.

A submissão está sujeita ao regulamento geral, bem como a um regulamento específico que inclui:

  • Para os trabalhos de casos clínicos, até à data limite determinada para o efeito, juntamente com a submissão do resumo em https://www.omd.pt/congresso/2023, deverá ser feita a submissão de um póster representativo do trabalho final, em formato PDF em português. O mesmo deverá ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de ser convertido em PDF. e terá de ter obrigatoriamente menos de 20MB.
  • Todas as comunicações orais serão avaliadas por um júri nomeado pela comissão científica para cada uma das categorias segundo critérios de mérito específicos.

5. Pósteres

Todas as apresentações em formato de póster serão apresentadas perante um júri nomeado pela comissão científica, na data e hora definida e comunicada ao autor/ apresentador.

A apresentação não deverá exceder os 5 minutos de duração.

A submissão está sujeita ao regulamento geral, bem como a um regulamento específico que inclui:

  • Para os trabalhos de casos clínicos, até à data limite determinada para o efeito, deverá ser submetido o PDF do póster final, em português.
  • Os pósteres não terão de ser impressos e deverão ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de serem convertidos em Pdf. e terá obrigatoriamente de ter menos de 20MB.
  • Os pósteres serão apresentados em formato eletrónico com meios disponibilizados pela organização do congresso. Estes serão sujeitos a uma apresentação oral pública de 5 minutos perante júri designado para o efeito em local, hora e modo a definir pelas comissões científica/organizadora.
  • Em função das condições logísticas e/ou sanitárias a modalidade de apresentação poderá ser alterada pelas comissões científica/organizadora que informarão oportunamente os autores dos respetivos requisitos técnicos.
  • Todos os pósteres serão avaliados por um júri nomeado pela comissão científica para cada uma das categorias segundo critérios de mérito específicos.

6. Normas específicas para elaboração dos trabalhos científicos nas diversas categorias

Recomenda-se a consulta da página da EQUATOR network (equator-network.org) para complemento das guidelines aplicáveis ao formato do trabalho em questão, em articulação com as presentes recomendações. No caso de alguma incongruência, o presente regulamento sobrepõe-se às guidelines referidas.

Para consulta das normas específicas para elaboração dos trabalhos científicos nas diversas categorias clique no menu lateral.