Caras e caros colegas,

O grande evento da OMD está de regresso à Exponor, após um longo interregno na região do Porto. Ultrapassadas as limitações impostas pela pandemia, retomamos a tradição, num ano particularmente especial para a Ordem dos Médicos Dentistas, que assinala um quarto de século de vida.

O Congresso da OMD é a reunião magna da classe nas mais diversas vertentes: social, cultural e, sobretudo, científica e de partilha de conhecimento.

O encontro anual da medicina dentária é um evento organizado por médicos dentistas para médicos dentistas, e como tal, esta Comissão Organizadora desenvolveu iniciativas, criando mais oportunidades para todos os colegas poderem fazer parte da construção do Congresso.

Razão pela qual, este ano, estamos a promover a participação em várias vertentes. Desde logo, através da habitual submissão das apresentações científicas (seja via comunicações orais ou pósteres), mas também mediante um conceito inovador lançado nesta edição: a “Innovation Box”.

A Comissão Científica está dedicada em construir um programa científico de excelência, sob o grande tema da medicina dentária: a “Prevenção”. Este é o ponto de partida para as conferências científicas, que abordam diversas áreas e temas com relevo para a prática clínica.

Há igualmente uma aposta na disponibilização aos colegas de formação de índole mais prática, através da realização de vários workshops e cursos hands-on.

Destaque ainda para as sessões Na Ordem do Dia, nas quais procuramos abordar temas multidisciplinares e da atualidade com impacto na medicina dentária. O Conselho Deontológico e de Disciplina vai debater “Ética e Saúde” e o congresso voltará a ser o espaço de reunião dos profissionais que exercem na lusofonia, que participam neste evento através da Associação Dentária Lusófona (ADL).

Este ano, além do intercâmbio com os colegas dos Países de Língua Oficial Portuguesa, temos investido e dinamizado o nosso relacionamento com os médicos dentistas do Norte de Espanha, nomeadamente da zona da Galiza, com o intuito de um maior intercâmbio entre as duas regiões.

A Expodentária, que decorre em simultâneo com o congresso, é uma das maiores de sempre, em termos de área, potenciando assim o networking e o convívio entre os colegas. Além disso, mantém o estatuto de local de eleição para as empresas do setor que pretendem, durante os três dias do evento, apresentar as suas novidades, campanhas e contactar de forma mais direta com a classe.

Este ano, a tradicional festa do congresso associa-se às comemorações dos 25 anos da Ordem, estando a ser preparadas várias surpresas para essa noite e tendo como principal objetivo fomentar a participação de todos os médicos dentistas na celebração deste marco histórico.

Por fim, queremos convidar-vos a participar no maior encontro da medicina dentária portuguesa, que é também o culminar da formação contínua que a OMD tem disponibilizado aos médicos dentistas ao longo do ano.

Esperamos por si, em novembro.