Pedro Morgado

Pandemia e o impacto na saúde mental

  • Professor de Psiquiatria e Comunicação Clínica na Escola de Medicina da Universidade do Minho e investigador no Laboratório Associado ICVS/3B’s, onde se dedica à investigação dos mecanismos neurobiológicos de doenças como a perturbação obsessivo-compulsiva, a psicose esquizofrénica e as perturbações aditivas.
  • Autor de mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais e de oito capítulos de livro. É editor associado da Frontiers in Psychiatry, da BMC Psychiatry, do Jornal Brasileiro de Psiquiatria e da Editora UMinho.
  • Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (saúde mental)

4 de novembro, de 11h30 às 13h00

Auditório C

Resumo da conferência

Pretende dividir-se a sessão em duas partes de 45 minutos, focando o impacto da pandemia na saúde mental dos médicos dentistas.

11h30 – 12h15
Impacto da pandemia no médico dentista e na comunicação/ relação com o doente (EPIs aumentam o cansaço, com consequências no impacto visual e na relação/ comunicação com o doente; impacto da falta de luz solar e contacto social no ritmo circadiano – no profissional e no doente; consumo de álcool – diminui a latência do sono (adormece-se mais rápido, mas altera a estrutura ).
Focar estratégias/ Entrar na importância do sono.

 

12h15 – 13h00

Sono: Consequências da privação de sono (maior erro médico; pior comunicação social, irritabilidade, instabilidade de humor). Dar exemplos dos maiores acidentes da história relacionados com a privação de sono.
Sono: Higiene do sono, estratégias e sugestões de melhoria.

Congresso da OMD 2021
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.