Hrvoje Brkić

Estimativa da idade dentária para aplicação na estimativa médico-legal e forense da idade: na reconstrução do perfil post mortem em cadáveres desconhecidos. Recomendações e normas na medicina dentária forense

  • Introduziu a medicina dentária forense no ensino superior na Universidade de Zagreb em 1997
  • Até hoje gere vários projetos croatas de investigação científica, bem como dois projetos internacionais financiados pela UE
  • Desde 2003, é vice-reitor da Escola de Medicina Dentária, tendo sido reitor entre 2012 e 2018 
  • Participou ativamente em várias conferências internacionais e publicou mais de 250 artigos científicos e profissionais, livros e capítulos de livros
  • É membro de vários conselhos editoriais internacionais e, desde 2006, é editor-chefe do jornal “Acta stomatologica Croatica”
  • Em 2017, foi eleito presidente da “International Organization of Forensic Odonto-Stomatology (IOFOS)”
  • Em 2012, recebeu o prémio estatal para ciência na República da Croácia

Nacionalidade: Croácia

Áreas científicas: Medicina dentária forense

5 de novembro, de 11h35 às 12h10

Auditório C

Resumo da conferência

No contexto forense, a idade, adicionalmente com a informação do nome, da nacionalidade e do género, podem estabelecer e comprovar a identidade. Nos últimos anos, a necessidade de estimativa de idade aumentou com o aumento da migração, dos refugiados, das catástrofes em massa e do aumento do número de vítimas de guerra.

As variáveis relacionadas com a idade dentária fornecem informações baseadas em alterações na morfologia dentária em indivíduos adultos e ocorrem durante o desenvolvimento dos dentes em crianças e adolescentes. As alterações biológicas dentárias, podem ser observadas direta ou microscopicamente em restos esqueletizados e/ou em exame oral em clínica forense com ou sem exame imagiológico médico. A estimação da idade dentária pode ser realizada durante a infância, adolescência e em adultos.

Com base em numerosos estudos científicos publicados, a melhor acurácia estatística na estimativa da idade dentária é obtida em crianças, um pouco menos em adolescentes, e estimar a idade dentária em adultos é menos precisa. As metodologias de atlas e a avaliação de mineralização dentária são úteis para estimar a idade, uma vez que está mais correlacionada com a idade do que o crescimento esquelético e somático. As alterações biológicas durante o processo de envelhecimento é um processo contínuo, portanto, mudanças subtis são difíceis de quantificar e medir.

A avaliação etária das alterações nos tecidos dentários (atrição, recessão periodontal translucência apical, anéis de cemento e dentina secundária) proporcionará uma idade biológica que está relacionada com a idade cronológica em muitos casos.

Este trabalho foi apoiado em parte pela Fundação Croata da Ciência no âmbito do projeto (IP-2020-02-9423) AZUFAMA.