Falk Schwendicke

Inteligência artificial para diagnóstico e apoio à decisão clínica em medicina dentária: medo ou oportunidade?

  • Professor e diretor de Departamento, Diagnóstico Oral, Pesquisa em Saúde Digital e Serviços de Saúde
  • O seu foco de investigação é a medicina dentária orientada por dados (data-drive dentistry), incluindo a Inteligência Artificial (IA), bem como o diagnóstico dentário, cariologia e dentisteria restauradora, preventiva e saúde pública 
  • Autor de mais de 300 artigos, editou vários livros e escreveu mais de 20 capítulos de livros em vários tópicos
  • Coordena o grupo IA para a Saúde Dentária na World Health Organization / International Telecommunication Union (WHO/ITU), preside a Associação Alemã para a IA em Medicina Dentária e é conselheiro em vários órgãos como a FDI, para a IA em aplicações dentárias
  • Foi galardoado com vários prémios prestigiantes, entre os quais, o “Basil Bibby and Lion Award” da IADR, bem como o “David Sackett Award of the German Network for Evidence-based Medicine”
  • Exerce funções como editor associado do jornal nº 1 de medicina dentária, o “Journal of Dental Research”. O seu trabalho em IA para análise de imagens dentárias conduziu à primeira spin-off dentária do Charité, a dentalXrai Ltd.

Nacionalidade: Alemanha

Áreas científicas: Inovações em medicina dentária

5 de novembro, de 14h30 às 15h45

Auditório C

Resumo da conferência

No início da era dos dados, a medicina está a tornar-se alvo de interesse por parte de empresas tecnológicas e gigantes digitais; a inteligência artificial (IA) é uma palavra na moda. A apresentação discutirá o que é a IA, como trabalha e porque poderá revolucionar a medicina e auxiliar no diagnóstico dentário e no suporte à decisão. A IA, como meio para alavancar dados médicos, irá facilitar a prestação de cuidados mais personalizados, preventivos e abrirá caminho para se lidar de modo minimamente invasivo com doenças, entre as quais as orais, tal como a cárie dentária. Iremos apresentar casos específicos, realçando onde podem encaixar na prática clínica mas também demonstrar as limitações da IA atual na medicina dentária.

Objetivos de aprendizagem:

1. Compreender princípios básicos da IA e a “machine learning”.

2. Fornecer uma visão geral dos casos onde a IA pode ser utilizada, as suas oportunidades e limitações em medicina dentária.

3. Ser capaz de avaliar as soluções atuais de IA em medicina dentária.