Célia Coutinho Alves

Preservação de dentes comprometidos periodontalmente: contributos da periodontologia

  • Licenciatura pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto em 2000
  • Pós-graduação em Periodontologia pela FMDUP, em 2001
  • Residência clínica Prof. Myron Nevins, Boston, EUA, 2004
  • Curso cirurgia mucogengival Harvard, Boston, EUA, 2004
  • Doutorada em Estomatologia e Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina e Odontologia de Santiago
  • Professora convidada dos mestrados de Periodontologia da CESPU e Faculdade de Odontologia de Santiago
  • Membro do Concelho Fiscal e do Centro de Formação Contínua da OMD
  • Diretora clínica da CLINICCA

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Periodontologia

5 de novembro, de 14h30 às 14h55

Auditório A

Resumo da conferência

A periodontologia, como área da medicina dentária que previne, diagnostica e trata os tecidos periodontais de suporte dos dentes, desempenha um papel fundamental na sobrevida e função das peças dentárias naturais, e consequentemente na manutenção da saúde oral ao longo da vida. O avanço técnico e tecnológico destas últimas duas décadas tem permitido aumentar a sobrevida dos dentes em condições de saúde e função periodontal, assumindo mesmo alguma previsibilidade o tratamento regenerativo de dentes com prognóstico periodontal muito comprometido, ou mesmo aparentemente perdido.
Técnicas minimamente invasivas potenciadas por regeneradores biológicos, como as proteínas derivadas da matriz de esmalte de aplicação única ou em combinação com outros materiais osteocondutores/barreira, têm demonstrado resultados consistentes na manutenção a largo prazo de dentes periodontalmente comprometidos.
Muitas vezes peças chave em reabilitações totais, tratamentos ortodônticos, pilares de reabilitações fixas, os dentes naturais periodontalmente comprometidos tratados asseguram duma forma estável e a largo prazo a função mastigatória/estética dos pacientes, adiando para mais tarde a irreversibilidade da substituição dum dente natural por um implante dentário.
Esta conferência tem como objetivo fazer a atualização do estado da arte no que respeita às reais possibilidades clínicas de tratamento e manutenção em função de dentes periodontalmente comprometidos e o seu contributo na função oral total dos pacientes.