Andréa Fonseca Gonçalves

Para além do fluoreto – que perspetivas na prevenção química da cárie dentária?

  • Especialista, mestre e doutora em odontopediatria
  • Professora adjunta do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Coordenadora da Clínica de Bebés e Crianças na Primeira Infância da Faculdade de Odontologia da UFRJ (CliBin-UFRJ)
  • Responsável por projetos de pesquisa, inovação e extensão universitária, com experiência nas áreas de cariologia e odontologia para bebés
  • Professora permanente dos programas de pós-graduação em Odontologia da UFRJ (PPGO) e mestrado profissional em Clínica Odontológica (MPCO)
  • Diretora adjunta de pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFRJ
  • Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

Nacionalidade: Brasil

Áreas científicas: Medicina dentária preventiva

6 de novembro, de 11h30 às 12h45

Auditório B

Resumo da conferência

O fluoreto tem sido reconhecido como o principal responsável pelo controlo da cárie dentária ao redor do mundo. Entretanto, outros produtos não fluoretados, disponíveis no mercado, têm apresentado potencial efeito anticárie. Entre eles, destacam-se agentes antimicrobianos e remineralizantes, como: xilitol, clorexidina, CPP-ACP, dentre outros.

Os antimicrobianos visam o controlo do biofilme dentário ou a alteração da sua composição no manejo da cárie dentária; enquanto os agentes remineralizantes propõem-se a repor os minerais perdidos do dente, pelo ataque ácido das bactérias do biofilme, servindo como uma fonte externa de cálcio e fosfato.

A presente palestra tem como objetivo demonstrar a eficácia da utilização de agentes antimicrobianos e remineralizantes no controlo da cárie dentária, comparando-os com os produtos fluoretados, sempre pautada na melhor evidência científica disponível na literatura.