Alexandra Antunes

Pandemia e o impacto na saúde mental

  • Alexandra Antunes, licenciou-se em psicologia clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde, Norte, em 1997. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Integra a Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses como vogal desde dezembro de 2020 e exerce funções como psicóloga clínica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos- Hospital Pedro Hispano desde Abril de 2020.
  • O seu percurso como psicóloga no SNS teve início em 2001 quando iniciou atividade no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Hospital de Penafiel, e onde permaneceu até Abril de 2020.
  • Foi docente no curso de Psicologia clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde de 1997 até 2004. Foi investigadora no serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto de 1997 a 2000.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (saúde mental)

4 de novembro, de 11h30 às 13h00

Auditório C

Resumo da conferência

Pretende dividir-se a sessão em duas partes de 45 minutos, focando o impacto da pandemia na saúde mental dos médicos dentistas.

11h30 – 12h15
Impacto da pandemia no médico dentista e na comunicação/ relação com o doente (EPIs aumentam o cansaço, com consequências no impacto visual e na relação/ comunicação com o doente; impacto da falta de luz solar e contacto social no ritmo circadiano – no profissional e no doente; consumo de álcool – diminui a latência do sono (adormece-se mais rápido, mas altera a estrutura ).
Focar estratégias/ Entrar na importância do sono.

 

12h15 – 13h00

Sono: Consequências da privação de sono (maior erro médico; pior comunicação social, irritabilidade, instabilidade de humor). Dar exemplos dos maiores acidentes da história relacionados com a privação de sono.
Sono: Higiene do sono, estratégias e sugestões de melhoria.