Alessandro Loguercio

Problemas e insucessos da adesão em diversos substratos e materiais! Como evitar e resolver

  • Especialista e mestre em dentística restauradora – UFPel, Pelotas, RS
  • Doutor em materiais dentários – FO-USP, São Paulo, SP
  • Prof. (Dentística e Materiais Dentários) na escola de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, Brasil para estudantes de graduação, mestrado e doutorado
  • Pesquisador produtividade (CNPq), desde 2002 – atualmente PQ 1A (308286/2019-7)
  • Autor de mais de 400 artigos publicados no pubmed (Loguercio A)
  • Autor de dois livros: Materiais Dentários (Reis, Loguercio, 2021) e Tips em Odontologia estética (Hirata et al., 2012)
  • Editor Associado: Plos One e BMC Oral Health
  • Membro do Editorial Board: J Adhes Dent e J Esther Restor Dent

Nacionalidade: Brasil

Áreas científicas: Dentisteria operatória

6 de novembro, de 14h30 às 15h45

Auditório A

Resumo da conferência

A incorporação de monômeros de resina hidrofílicos e ácidos melhorou substancialmente a ligação inicial de adesivos contemporâneos de etch-and-rinse (ER) e self-etch (SE) para substratos dentais intrinsecamente húmidos, fornecendo resultados imediatos bastante favoráveis, independentemente da abordagem de colagem usada. No entanto, a longo prazo, a eficácia da colagem da maioria dos adesivos ER e SE simplificados cai drasticamente.

O objetivo principal desta apresentação examina os processos fundamentais responsáveis pelos mecanismos de envelhecimento envolvidos na degradação das interfaces coladas com resina e algumas abordagens clínicas possíveis, que têm sido eficazes para minimizar ou mesmo prevenir a degradação das interfaces adesivas produzidas com adesivos simplificados.

Atenção especial será dada aos adesivos universais, que apesar de serem adesivos simplificados, devido a adição de monômeros acídicos com grande potencial de adesão química aos tecidos duros dos dentes, melhoraram significativamente a união quando comparado as gerações anteriores.