Alinhadores com Avanço Mandibular no tratamento ortodôntico da retrognatia mandibular: caso clínico

comunicação oral de Casos clínicos em Ortodontia não candidata a prémio de Duarte Rocha, Teresa Pinho, , , ,

Autores
Não candidato a prémio

Introdução: Quando um paciente em crescimento apresenta má-oclusão esquelética de Classe II por retrusão mandibular, podem ser aplicadas técnicas que visem estimular o crescimento da mandíbula._x000D_
O recurso de avanço mandibular (MA) foi desenvolvido para tratamentos ortodônticos com alinhadores Invisalign®, para pacientes de Classe II com retrognatia mandibular em fase de crescimento. Através de aletas reforçadas incorporadas na face vestibular dos aparelhos (“precision wings”), estes alinhadores promovem avanços mandibulares incrementais e faseados, produzindo uma alteração postural progressiva da mandíbula para atingir/aproximar à Classe I, ao passo que o alinhamento dentário é executado concomitantemente.
Descrição do Caso Clínico: Paciente do sexo feminino, 11 anos, retrusão mandibular acentuada, incompetência labial e deglutição infantil. Classe II esquelética (convexidade A=7,1mm); Classe II alveolar (distância A-B=11,3mm), com bi-retrusão (SNA=78,7º e SNB=71,8º). _x000D_
Relação dentária de Classe II molar bilateral. Ângulo interincisivo muito diminuído (111,8º) por Incisivos superiores e inferiores pro-inclinados (UI/NA=32,9º e IMPA=98,3º). Overjet muito aumentado (13,0mm); caninos superiores rodados com travamento dos inferiores; arcada superior em “V”; perfil convexo._x000D_
Histórico familiar de pai com retrognatia mandibular com tratamento ortodôntico-cirurgico e de irmã também com retrognatia e tratamento ortodôntico de camuflagem._x000D_
Numa fase inicial, com 10 anos, a paciente utilizou um Trainer Classe II para terapia miofuncional. Tratando-se de um caso de retrusão mandibular, a intervenção intercetiva nesta fase visou minimizar os problemas funcionais inerentes ao problema esquelético existente, assim como o impacto negativo na sua auto-estima, devido à exposição excessiva dos incisivos superiores em repouso por interposição do lábio inferior. Recorreu-se aos alinhadores como método de correção ortodôntica para nivelamento dentário, expansão das arcadas, e “precision wings” com elásticos de Classe II (apenas para melhoria da engrenagem das aletas), fundamentais para estimulação do avanço mandibular. Ao final de 1 ano e 6 meses de correção ortodôntica obtiveram-se melhorias significativas a nível do perfil retrognático, overjet normal e Classe I molar. A auto-estima da paciente melhorou substancialmente. Após este período, a utilização dos alinhadores foi continuada por mais 1 ano de dia e noite, com movimentações, também para estabilização e consolidação da oclusão. No final, foram colocadas contenções removíveis apenas para uso noturno.
Conclusões: A escolha dos alinhadores como método de tratamento para este caso revelou ser efetiva e uma mais valia, quer pelo nivelamento dentário efetuado e sobretudo a conjugação das “precision wings”, que facilitaram o avanço mandibular num biótipo facial hipo-divergente com retrognatia acentuada.

 

comunicação oral nº Ortodontia, 11/4/2021 ()14h30 no Auditório D

 

Duarte Rocha (Autor apresentador), Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU

Teresa Pinho (Co-autor), Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU

(),

(),

(),

(),

Congresso da OMD 2021
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.